| 04/07/2007 16h47min
Mais magro e com uma barba cultivada sob sol e chuva, Rodrigo Ferreira, 23 anos, completa mais de 3,5 mil quilômetros de caminhada nesta quinta-feira, dia em que encerra sua aventura e chega ao Rio de Janeiro a tempo de acompanhar a abertura dos Jogos Pan-Americanos. O projeto “Louco pelo Pan” começou no dia 4 de abril, em Brasília e levou o aventureiro a percorrer um trajeto três vezes maior que a distância normal entre as duas cidades.
No roteiro (que, em quilômetros, corresponderia ao trajeto de Brasília a Manaus), o Louco pelo Pan passou pelos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina antes da chegada ao Rio de Janeiro. Sua intenção foi mostrar o espírito olímpico presente na rotina das grandes e pequenas cidades brasileiras em seu caminho. Para isso, visitou programas sociais ligados aos esportes, fez palestras em escolas e universidades e encontrou-se com atletas amadores e profissionais.
Fanático por esportes, Rodrigo ficou fascinado quando encontrou as estrelas do esporte nacional, como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, a equipe de ginástica olímpica, a seleção de futsal e o medalhista olímpico Joaquim Cruz. Mas foi no contato com as crianças, especialmente as participantes de projetos de inclusão social por meio do esporte, que ele mais se emocionou.
– A experiência me convenceu de que quando a vontade das pessoas se junta ao apoio dos governos e da iniciativa privada, é possível alcançar resultados incríveis. Passei a acreditar mais no esporte brasileiro – garantiu.
Rodrigo saiu de Brasília esperando concluir o trajeto estabelecido em 100 dias. A princípio, as caminhadas diárias seriam de trechos médios de 36 quilômetros, em uma velocidade média de 5 km/h, mas essa previsão foi muitas vezes ultrapassada, permitindo estadas maiores em algumas cidades. Em Santa Catarina, ele bateu o recorde da caminhada: 59 quilômetros em um único dia. Consumiu cinco pares de tênis, que duraram, em média, 700 quilômetros cada, e são guardados como verdadeiros troféus da aventura.