| 30/06/2007 18h22min
O Ministério do Interior britânico elevou neste sábado ao grau crítico o nível de segurança em todo o Reino Unido em resposta aos últimos incidentes terroristas. O nível crítico, o mais alto da escala de segurança, significa a iminência de um possível ataque terrorista.
O ministério adotou esta decisão após uma reunião do comitê Cobra, grupo interministerial criado para enfrentar emergências nacionais, presidida pelo novo primeiro-ministro, Gordon Brown.
No aeroporto de Glasgow, dois indivíduos jogaram hoje um carro em chamas contra a entrada do terminal principal.
Um dos dois homens saiu do veículo, que se transformou em uma bola de fogo, e começou a correr, antes de ser pego pela Polícia, enquanto outro, envolto em chamas, brigou com alguns passageiros antes de ser detido. A Polícia levou os dois indivíduos algemados.
Um deles foi levado a um hospital sob custódia para ser tratado de suas queimaduras, supostamente graves, enquanto o outro está sendo interrogado pela Polícia.
O incidente de hoje, que aparentemente não deixou vítimas, se soma aos dois atentados frustrados de sexta-feira em pleno centro de Londres. Os carros-bomba não chegaram a explodir, já que foram descobertos a tempo.
O comissário-chefe da Polícia da Escócia, Willie Rae, relacionou a ocorrência de Glasgow com os atentados frustrados com carro-bomba de sexta-feira no centro de Londres.
– Achamos que há claras similitudes entre eles – afirmou Rae em entrevista coletiva, na qual afirmou que um dos dois terroristas que jogaram hoje um veículo contra uma entrada do aeroporto escocês está em estado grave no hospital devido às queimaduras que sofreu.
AGÊNCIA EFE
Atentado em Glasgow foi precedido por duas tentativas frustradas de terrorismo
Foto:
Divulgação
/
AP