| 29/06/2007 13h09min
A polícia britânica fechou nesta sexta a rua Park Lane, uma movimentada via do centro de Londres. Foram isolados 200 metros da rua. O motivo é a analise de um novo veículo suspeito. Na manhã de hoje, um atentado com carro-bomba no centro da capital britânica foi evitado.
A Park Lane é uma via paralela ao Hyde Park cheia de hotéis de luxo e próxima à Haymarket, rua na qual a Polícia desativou um carro-bomba no começo do dia.
Na ação da rua Haymarket a polícia encontrou uma grande quantidade de gasolina, botijões de gás e pregos dentro de um Mercedes cinza metálico estacionado em Haymarket. Se os explosivos tivessem sido detonados, teriam deixado um grande número de mortos e feridos, estima a polícia.
A poucos minutos a pé dessa rua ficam Downing Street, residência e escritório oficiais do primeiro-ministro do Reino Unido; o Palácio de Buckingham, residência da rainha Elizabeth II, e a Câmara dos Comuns.
Trata-se também de um ponto de visita obrigatório para os turistas, e uma região de lazer com grande número de discotecas, bares, cinemas e teatros, perto da movimentada estação de metrô de Piccadilly Circus.
Os acontecimentos de hoje fizeram o fantasma do terrorismo voltar a rondar Londres poucos dias antes do segundo aniversário dos atentados de 7 de julho de 2005 contra a rede de transportes da cidade, que deixaram 56 mortos e 700 feridos.
A tentativa de ataque também coincide com a chegada ao poder de Gordon Brown, que assumiu o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido na quarta-feira passada.
AGÊNCIA EFE