| 28/06/2007 23h41min
A seleção argentina mostrou nesta quinta porque é uma das grandes favoritas ao título da Copa América. O time de Riquelme, Messi e companhia goleou os Estados Unidos por 4 a 1, de virada, no Estádio José Pachencho Romero, em Maracaibo.
Com o resultado, a Argentina lidera o Grupo 3 com três pontos, ao lado do Paraguai. Pelo saldo de gols, no entanto, os paraguaios levam vantagem, pois aplicaram 5 a 0 na Colômbia, que divide a lanterna com os norte-americanos.
Os Estados Unidos saíram na frente com Johnson, de pênalti. Os argentinos não perdoaram: Crespo, duas vezes, Aimar e Tevez anotaram os gols do time azul e branco.
O jogo começou difícil para os argentinos. A seleção norte-americana marcava bem e saía para os contra-ataques. Exatamente assim, Eddie Johnson ganhou na corrida de Milito e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro argentino. O próprio Johnson cobrou e, em chute forte e rasteiro, e colocou os EUA na frente, logo aos oito minutos.
O gol não abalou o time argentino. Dois minutos mais tarde, Riquelme, o craque da Libertadores, cobrou falta, e Crespo empatou após confusão na área.
Os sul-americanos cresceram na partida, mas pararam na forte marcação e nas boas defesas do goleiro Kasey Keller. A estrela do arqueiro brilhou no final do primeiro tempo, após em chute de Verón e cabeçada de Crespo à queima-roupa.
Na volta do intervalo, o time dirigido por Alfio Basile voltou decidido a virar a partida. Ainda sob forte marcação dos Estados Unidos, a Argentina passou a abusar de tabelas envolventes.
A tática deu certo. Após tabela de Messi e Aimar, aos 18 minutos, Crespo recebeu do astro do Barcelona dentro da área e tocou na saída de Keller, virando a partida.
O resultado acalmou os argentinos, que passaram a cadenciar o jogo. Nesse ritmo, a equipe de Alfio Basile chegou ao terceiro gol. Após virada de jogo de Verón, Riquelme tocou para Heinze, que cruzou para a área. Aimar apareceu de trás e cabeceou livre para fazer o terceiro gol, aos 32 da etapa final.
A Argentina ainda ampliou o placar através do ex-corintiano Tevez. Riquelme fez bom lançamento para Carlitos, que chutou já dentro da área, sem chances para Keller, aos 39.
As próximas partidas do Grupo C acontecerão na segunda, dia 2 de julho. A Argentina enfrenta a Colômbia. Já os Estados Unidos pegam o Paraguai, líder da chave.
GAZETA PRESS