| 15/06/2007 22h32min
O Criciúma é o novo líder da Série B do Brasileirão. Em Minas, o Tigre derrotou o Ipatinga por 2 a 0 e chegou ao topo da tabela com 13 pontos. A equipe catarinense garantiu a vitória fora de casa com Alexsandro, que marcou o primeiro aos 44 minutos da fase inicial, e Maurício, autor do segundo gol aos 37, da etapa complementar.
Garantido como líder até o término da sexta rodada, o Tigre terá que defender a ponta no seu próximo compromisso pela Série B, diante do Fortaleza, que tem 12 pontos. As duas equipes fazem o duelo do topo da tabela na próxima sexta, dia 22, no Estádio Heriberto Hülse, no Sul catarinense. Com a vitória nesta sexta-feira, o Criciúma é o time com melhor aproveitamento na competição, com 72,2%.
Já o Ipatinga joga na terça-feira que vem, fora de casa, contra o Brasiliense. O time mineiro está em 13ª e poderá cair mais com o complemento da sexta rodada.
O jogo
O primeiro tempo não foi dos mais bonitos. Muitas faltas, erros de passe e meio-campo congestionado. Enfim, pouca criatividade e jogo truncado. Apesar disso, o Criciúma soube valorizar mais a posse de bola. O time da casa mostrou força nos minutos iniciais, mas não passou disso. Aos quatro minutos, a meta de Zé Carlos foi ameaçada por um cabeceio de Everton, que passou por cima do travessão. Depois, o Ipatinga recuou e passou a ser pressionado pelo Tigre.
Apesar do maior volume de jogo, o Criciúma sofria com os erros de passe no meio-campo e a falta de criatividade. O chute mais perigoso do time foi de Luiz André somente aos 25 minutos.
Aos 37, o Ipatinga voltou a assustar com outro cabeceio. Desta vez foi Henrique quem testou forte em direção à linha de fundo.
Só no finalzinho da etapa é que a rede balançou. Aos 44 minutos, o Criciúma bateu de fora da área, o goleiro Rodrigo Posso deu rebote e Alexsandro não perdoou: 1 a 0.
Segundo tempo
A etapa final foi bem mais movimentada. O técnico do Ipatinga, Gilson Kleina, colocou o time para frente, com a saída do volante Everton para a entrada do atacante Elber. Pelo lado do Tigre, o técnico Gelson Silva preferiu mexer na defesa, sacando Cláudio Luiz para colocar o zagueiro Filipe.
As mudanças surtiram efeito e o Ipatinga foi para cima do Criciúma. Logo aos quatro minutos, Filipe salvou uma bola na linha. Em outro lance de grande perigo, aos 22, Walter Minhoca arrisou um ótimo chute de fora da área e Zé Carlos faz grande defesa, espalmando para fora.
A disposição do Ipatinga em atacar possibilitou o contra-ataque do Criciúma. E foi assim que o Tigre chegou ao segundo gol. Matheus bobeou, Maurício aproveitou e, com um chute frontal e rasteiro, anotou o segundo do Criciúma aos 37 minutos.
O time da casa ainda respondeu com dois lances de perigo, nos acréscimos. Aos 46 minutos, Leandro Eugênio bateu forte de fora da área. Três minutos depois, Alessandro chutou com perigo para outra boa defesa
do arqueiro do Tigre.
Ana Rosa
ana.rosa@rbsonline.com.br