| 15/06/2007 15h40min
O Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou, nesta sexta, que pedirá à Fifa a suspensão do veto à disputa de jogos oficiais de seleções em cidades que ficam a mais de 2,8 mil metros sobre o nível do mar. A Bolívia até ameaçou boicotar a Copa América se a entidade máxima do futebol mantiver sua decisão.
– Mais uma vez sobressaiu o sentido de solidariedade e compreensão entre todos os países – declarou o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, em entrevista coletiva dada após a reunião do Comitê para tratar desta restrição.
A Fifa retificou nesta quinta a resolução de 27 de maio - que situava em 2,5 mil metros a altitude das cidades que podem receber partidas oficiais de seleções - ampliando o teto máximo para 2,8 mil metros com a possibilidade de chegar a 3 mil metros.
O secretário-geral da Conmebol, Eduardo Deluca, vice-presidente da Fifa, destacou a "unidade de critérios que existem entre as dez associações nacionais" e afirmou que a retificação da Fifa passou a idéia de que "talvez faltem elementos para uma resolução mais eloqüente" sobre os efeitos negativos da altura nos jogadores.
AGÊNCIA EFE