| 14/06/2007 22h32min
O Botafogo aplicou goleada histórica de 4 a 0 no rival Botafogo na noite desta quinta, em jogo antecipado pelo Brasileirão. Com dois gols anotados, atacante Dodô comandou a vitória do Fogão no Estádio Maracanã. Também marcaram Juninho e Leandro Guerreiro.
Com o resultado, o Botafogo se isolou na liderança da competição, com 14 pontos. A equipe torcerá para que o Paraná vença o Corinthians neste final de semana, no Pacaembu, para permanecer sozinha na ponta de cima. Já o Vasco ficou em terceiro, perdendo para o Timão no saldo de gols.
O Botafogo começou a partida de forma agressiva, sendo recompensado logo aos dois minutos. Dodô aproveitou bela jogada de Zé Roberto pela direita para acertar chute violento, sem chances para o goleiro Sílvio Luiz. A vantagem deu estabilidade ao Botafogo e levou intranqüilidade ao rival, que tinha dificuldades para trocar passes no meio campo e exagerava nas faltas.
Aos 16 minutos, Romário, recuado, fez falta sobre Túlio na intermediária. Na cobrança, Juninho chutou forte no ângulo direito e Sílvio Luiz não alcançou a bola, que morreu fundo das redes.
O Vasco tentou reagir, mas a atuação irregular dos seus jogadores de meio-campo, especialmente Roberto Lopes e Tiaguinho, não permitia. O técnico gaúcho Celso Roth chegou a mandar muitos recados para tentar acertar o posicionamento da equipe. Entretanto, o melhor que o Vasco conseguiu em termos ofensivos foi uma cabeçada do zagueiro Dudar, após escanteio cobrado por Romário aos 24 minutos.
O Vasco entrou no segundo tempo com o atacante Leandro Amaral, que retornava após mais de dois meses lesionado. Mas a nova postura vascaína nem teve tempo de ser testada. Logo aos três minutos, Jorge Henrique escorou para Leandro Guerreiro, que bateu de primeira. A bola tocou na parte interna do travessão e entrou. Foi o primeiro gol do volante com a camisa alvinegra. Irritados, os torcedores do Vasco passaram a ofender o presidente Eurico Miranda e exaltar Roberto Dinamite, ídolo do clube e principal opositor da administração atual.
Enquanto os vascaínos protestavam, o Botafogo pressionava, e o quarto gol foi anotado aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio de Lúcio Flávio, Juninho desviou de cabeça e Dodô, livre na pequena área, completou para as redes. Dodô poderia ter marcado mais um aos 17, mas errou a cabeçada quando estava livre.
Um minuto depois, Celso Roth trocou Romário por Marcelinho, tentando dar maior combatividade ao time. O atacante saiu correndo e não deu entrevistas. Já seu substituto, em sua primeira participação, fez uma falta violenta, que lhe rendeu um cartão amarelo.
Aos 28 minutos, Lúcio Flávio, que já tinha amarelo, fez falta dura no meio-campo e foi expulso. Nos minutos finais, o Vasco lutou desesperadamente para marcar o seu. Leandro Amaral voltou mostrando um bom futebol, mas o goleiro Júlio César, em noite inspirada, evitou o gol de honra.
Neste sábado, pela sexta rodada, o Botafogo receberá o Náutico no Maracanã. O Vasco vai ao Morumbi encarar o São Paulo.
GAZETA PRESS