| 13/06/2007 17h48min
O Real Madrid ganhou a disputa com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo atacante Robinho. Segundo a rádio espanhola Cadena CER, a Fifa autorizou o clube espanhol a utilizar o brasileiro na última rodada do Campeonato Espanhol e adiar assim sua apresentação à seleção brasileira, que se prepara para a Copa América.
Pelas informações divulgadas pela rádio nesta tarde de quarta-feira, a entidade máxima do futebol enviou um fax para a Federação Espanhola de Futebol avisando a decisão tomada. O documento deve ser repassado também à CBF, que já havia anunciado a entrada na Fifa para vencer a disputa.
Com isso, o ex-santista só deve se concentrar em Teresópolis com o restante da seleção brasileira nesta segunda-feira. A informação não foi confirmada oficialmente pelo Real Madrid, pela CBF ou pela Federação Espanhola. O procurador de Robinho, Wagner Ribeiro, também não se pronunciou sobre o assunto.
O argumento do time espanhol para vencer a disputa com a CBF é que o período trata-se de uma 'concentração' e não a participação em jogos oficiais. Porém a entidade brasileira argumentava que o estatuto da Fifa exigia que os clubes precisam ceder os jogadores 14 dias antes do início das competições internacionais. O Brasil estréia na Copa América em 27 de junho e, por isso, a CBF aguardava a apresentação de Robinho até esta quarta-feira, o que não ocorreu.
Por conta disso, a CBF e o treinador Dunga haviam protestado e pedido a liberação do atleta junto à Fifa. O time merengue poderia até perder os pontos do jogo neste domingo, caso escalasse o atleta sem o aval da entidade máxima do futebol.
Atualmente na liderança do Campeonato Espanhol com 73 pontos, o Real Madrid precisa de uma vitória para conquistar o título. O Barcelona, que tem a mesma pontuação, e o Sevilla também brigam para levantar a taça.
GAZETA PRESS