| 05/11/2002 23h12min
Os deputados do PT obtiveram nesta terça, dia 5, na Câmara dos Deputados, a primeira vitória na condição de bancada governista, barrando emendas que elevariam os gastos de pessoal em 2003.
Das 11 medidas provisórias que tratam da remuneração de carreiras especiais do funcionalismo público, seis foram aprovadas de forma a não provocar custo adicional para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
As medidas encaminhadas ao Congresso pelo presidente Fernando Henrique Cardoso reestruturam a carreira dos servidores federais de algumas áreas e, mesmo aprovadas sem alteração, vão aumentar já no ano que vem os gastos com pessoal. O que os petistas querem é evitar que as emendas parlamentares elevem ainda mais as despesas.
A votação das MPs mais polêmicas ficou para esta quarta. Fazem parte da lista as que tratam da carreira de funcionários do Banco Central e da Polícia Federal e dos auditores fiscais, pois elas concentram a maioria das emendas parlamentares, inclusive de petistas.