| 12/06/2007 19h17min
A Chapecoense encerrou nesta terça-feira a pré-temporada de 11 dias em Abelardo Luz. Muitos nem sabiam que um dos maiores jogadores do futebol mundial nasceu na cidade do Oeste Catarinense. Paulo Roberto Falcão, tricampeão brasileiro pelo Internacional, meio-campista titular da Seleção Brasileira treinada por Telê Santana e campeão italiano pela Roma, nasceu em Abelardo Luz, próximo ao hotel onde a Chapecoense ficou hospedada.
– Não sabia que ele tinha nascido aqui - disse o goleiro Nivaldo.
A pré-temporada pode servir de inspiração para a busca do primeiro título nacional da Chapecoense. Por coincidência, o nome do primeiro adversário da Chapecoense na Série C do Brasileiro é a Roma, time que Falcão defendeu na Itália.
Maurício, que usa a mesma camisa número 5 de Falcão, disse que todos os volantes do Brasil se inspiram no futebol do Rei de Roma.
– Admiro muito o futebol dele.
Maurício disse que não chegou a ver Falcão atuando.
– Só vi lances dele pela televisão.
Também, na Copa de 1982, na Espanha, quando o Brasil perdeu para a Itália mesmo com um gol de Falcão, Maurício tinha apenas quatro anos. Ele teve como exemplo jogadores que passaram pela Seleção Brasileira mais recentemente, como Gilberto Silva.
No primeiro semestre, Maurício também chegou a integrar uma seleção, a do Catarinense. Ele é o jogador de confiança do técnico Agenor Piccinin, com quem trabalha desde 2000. Maurício também jogou na Chapecoense em 2003. Assim como Falcão e o técnico Rubens Minelli fizeram sucesso no Inter, Maurício e Piccinin estão fazendo história na Chapecoense.
COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO CATARINENSE