| 11/06/2007 12h25min
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo do Senado reúne-se amanhã, a partir das 10h30min, para ouvir analistas independentes sobre a segurança do sistema de controle aéreo nacional. Serão ouvidos Cláudio Carvas, diretor da empresa Atech – Tecnologias Críticas, responsável pelo software de controle de vôo usado no Brasil; Ozires Silva, ex-ministro dos Transportes e da Infra-Estrutura e ex-presidente da Petrobrás e da Embraer; Rubens Alves e o comandante Jefferson Vaz de Oliveira, especialistas em aviação.
A audiência representa uma nova fase nas investigações da comissão. Na última semana, foi encerrada a primeira etapa de investigações, com a apresentação de relatório parcial do relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), sobre o acidente ocorrido em 29 de setembro de 2006 entre um avião da Gol e um jatinho pilotado por norte-americanos no qual morreram 154 pessoas. A fase seguinte de investigações tratará das denúncias contra a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura
Aeroportuária
(Infraero).
Após ouvir os quatro analistas independentes sobre como é estruturado o controle de tráfego aéreo brasileiro, Demóstenes espera que já seja possível apresentar um relatório parcial sobre essa fase de investigação, o que poderá acontecer, segundo ele, na semana seguinte. De acordo com o relator, se os depoimentos da terça-feira foram suficientemente informativos, na reunião de quinta-feira já serão realizadas oitivas sobre a situação da Infraero.