| 01/06/2007 19h35min
O Grêmio dá um tempo na Libertadores e volta suas atenções para o Brasileirão neste sábado. A partir das 18h10min, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o time de Mano Menezes enfrenta o Botafogo. A grande novidade dos gaúchos é a volta de Lucas ao time titular.
Revelado durante a disputa da Série B em 2005, Lucas teve seu passe comprado recentemente pelo Liverpool, da Inglaterra, e é considerado, hoje, uma das grandes promessas do futebol brasileiro. O jogador estará em campo por pelo menos 45 minutos contra os cariocas. A intenção de Mano Menezes é que ele vá readquirindo ritmo de jogo aos poucos. Pelo curto espaço de tempo e pelo fato dele estar parado há muito tempo, Sandro Goiano deve voltar ao time titular na partida de quarta-feira, contra o Santos, pela Libertadores.
Mano Menezes mandará a campo uma equipe mista no sábado. Os titulares que estiverem em perfeitas condições entram em campo. Já aqueles que sentirem qualquer incômodo ficarão de fora. São os casos de Patrício, William, Teco, Gavilán, Tcheco, Diego Souza e, provavelmente, Lúcio.
O atacante Carlos Eduardo também deve ser desfalque contra o Botafogo. A situação do jovem jogador é diferente da dos demais desfalques. Ele será poupado por Mano Menezes não ter quem o substitua contra o Peixe, caso aconteça alguma coisa frente aos cariocas.
Carlos Eduardo foi pré-convocado por Dunga para a disputa da Copa América pela Seleção principal, e, na quinta, também foi chamado por Nelson Rodrigues para a disputa do Mundial Sub-20 no Canadá. Caso o Grêmio avance às finais da Copa Libertadores da América, a diretoria do Grêmio terá que pleitear uma liberação junto a CBF para que, tanto ele como Lucas, possam ajudar o Tricolor nos dois últimos duelos pela competição interclubes.
– Meu objetivo maior é conquistar a Libertadores pelo Grêmio. Estou muito feliz com o momento vivido pela equipe e mais feliz ainda por ter sido lembrado pela seleção sub-20. Se chegarmos a final, quero jogar. Vou esperar que a diretoria converse com a CBF para conseguir a liberação – disse Carlos Eduardo.
Na próxima quarta-feira, Dunga revela os 23 nomes que irão representar o futebol brasileiro na Copa América, na Venezuela. Caso Carlos Eduardo conte na lista da seleção principal, certamente ele cortado do Mundial Sub-20.
O fato do Grêmio entrar com um time misto contra o Botafogo não diminui a preocupação de Cuca. O técnico do Alvinegro afirma que, mesmo com a cabeça na semifinal da Copa Libertadores, a equipe gaúcha dará trabalho a sua equipe no jogo do próximo sábado.
– O Grêmio tem um elenco forte. A qualidade é a mesma quando há alterações. Será um confronto parelho, pois nosso adversário tem um grupo homogêneo - diz o treinador ao site GloboEsporte.com.
Cuca dá um exemplo do próprio Botafogo para mostrar que não se deve subestimar uma equipe mista.
– Enfrentamos o Inter em Porto Alegre com o time misto e estávamos com a cabeça na Copa do Brasil. Mesmo assim, vencemos por 3 a 2 – recorda.
O zagueiro Renato Silva ganha nova chance na vaga de Alex, com dores no joelho. Adriano Felício entra no lugar de Zé Roberto, também lesionado. O time contará com a volta de Juninho e Luciano Almeida.
RÁDIO GAÚCHA