| 01/06/2007 17h56min
Brasil e Inglaterra empataram em 1 a 1 na tarde desta sexta, em amistoso que marcou a inauguração do novo estádio de Wembley, em Londres. O capitão inglês Terry abriu o marcador aos 23 minutos do segundo tempo, cabeceando cobrança de falta de Beckham. Diego, já nos acréscimos, empatou para a Seleção de Dunga.
O Estádio de Wembley é o palco mais tradicional do futebol mundial. Brasil e Inglaterra dispensam apresentações. Mas os ingleses não esperavam ver uma partida de tão baixo nível técnico na estréia oficial da seleção principal em casa.
Apesar da euforia com o gol no final, ficou visível que Dunga não conseguiu impor uma postura tática ao time.
O primeiro tempo em Londres foi fraco, com poucas chances criadas, marcado pelo pragmatismo de ambas as equipes. As únicas boas jogadas saíram dos pés de Beckham e Kaká. O inglês, que retornava ao English Team após ficar ausente desde a Copa da Alemanha, abusou da principal característica: os cruzamentos para a área. Com o grandalhão Peter Crouch no banco, a maioria das tentativas acabaram nas mãos de Hélton.
Com os cabelos descoloridos, o 'Spice Boy' protagonizou a melhor chance dos mandantes no primeiro tempo, aos 29 minutos. Mineiro derrubou Gerrard na entrada da área. Falta que Beckham cobrou com força e viu a bola passar muito próxima à meta brasileira.
Kaká era o centro das atenções pelo lado verde-amarelo. Recebia a marcação de quatro ingleses, que se revezavam no combate ao meia do Milan. Mesmo assim, o provável melhor do mundo teve momentos de lampejo, como aos quatro, quando se livrou da marcação e arriscou o chute, para fora.
Não foi a melhor chance do Brasil. A equipe de Dunga chegou a abrir o placar aos 19, com Gilberto Silva, mas a arbitragem anulou o lance marcando impedimento. Depois disso, mostrou perigo novamente apenas aos 34. Vágner Love sofreu falta quase que em cima da linha. Ronaldinho Gaúcho foi para a cobrança e mandou à esquerda de Robinson.
O placar só foi aberto na segunda etapa. Falta pelo lado direito, Bekcham foi para a cobrança. A bola veio no segundo pau e o zagueiro Terry desviou sem chances de defesa para Helton, marcando o primeiro gol do English Team na nova casa.
Apática a maior parte dos 90 minutos e diante de uma Inglaterra retrancada na defesa, o Brasil só conseguiu algumas boas chances quase no final. Duas foram com o estreante Afonso, maior surpresa na lista de Dunga.
Aos 41, Ronaldinho chutou falta para fora. Entretanto, enquanto alguns se levantavam para ir embora, o Brasil alcançou o gol. Aos 46 minutos, Gilberto Silva foi ao ataque e arrancou um cruzamento na cabeça de Diego, que se abaixou e desviou para o fundo das redes.
A seleção continua com um retrospecto positivo na era Dunga. É o primeiro empate em um clássico contra um adversário tradicional. Antes, perdera para Portugal e vencera Argentina.
No geral, a equipe soma sete vitórias, dois empates e uma derrota sob o comando do ex-volante. Números positivos, que o Brasil poderá manter na próxima terça, quando enfrenta a Turquia em Dortmund, na Alemanha, em mais um amistoso preparatório para a Copa América.
GAZETA PRESS