| 22/05/2007 15h25min
A capital grega, Atenas, já vive o clima da final da Liga dos Campeões da Europa entre Milan e Liverpool, nesta quarta, no Estádio Olímpico. Em meio a um grande aparato de segurança, quase semelhante ao usado durante os Jogos Olímpicos de 2004, lojistas e donos de bares estão prontos para receber os cerca de 60 mil torcedores das duas equipes.
A expectativa nas lojas do bairro histórico de Plaka é que as vendas sejam pelo menos similares às do período dos Jogos. As autoridades gregas pediram aos donos de bares e hotéis que instalem telões para que os torcedores que não conseguirem ingressos se acomodem tranqüilos para ver a partida e evitem brigas. A venda de bilhetes no mercado negro continuava nesta terça, tanto na rua como na internet, com preços que superam em mais de 10 vezes o valor inicial.
A polícia grega, que mobilizou 8 mil homens para patrulhar as ruas e 15 mil em alerta, já estabeleceu três perímetros de segurança nos arredores do local da partida para vigiar os 63 mil espectadores e evitar o acesso ao local de pessoas sem ingresso. As avenidas que circundam o Estádio Olímpico serão fechadas a partir das 5h locais. O transporte público funcionará durante o dia todo, para facilitar a volta dos torcedores à cidade e ao aeroporto.
Por outro lado, os sindicalistas da polícia grega anunciaram que realizarão manifestações nesta quarta. Mas as autoridades garantiram que apenas os homens de folga participarão. O ministro da Ordem Pública da Grécia, Byron Polidoras, pediu que não fossem feitas manifestações durante um evento esportivo tão importante, mas não foi atendido pelo corpo de policiais.
AGÊNCIA EFE