| hmin
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Fernando Henrique Cardoso se reúnem às 11h desta terça, dia 29. Os dois ficarão a sós por 30 minutos, na primeira conversa para tratar da transição no governo. O tom do primeiro encontro da transição será avaliado, logo depois da reunião reservada, por assessores de FH e Lula. Estarão com o presidente e seu sucessor o coordenador da transição, ministro Pedro Parente, e o secretário-geral da Presidência, Euclides Scalco, o presidente nacional do PT, José Dirceu, o coordenador do programa de governo do partido, Antonio Palocci. Eles acertarão os primeiros passos para que as equipes trabalhem a partir de agora até a posse em 1º de janeiro.
Um dos assuntos em pauta deve ser a nomeação do novo presidente do Banco Central (BC). Para que a transição seja facilitada, FH já informou que pode assinar a indicação do ocupante do cargo no governo Lula. Fernando Henrique tomou a iniciativa de sugerir a medida, para que seja acelerado o processo de aprovação do nome pelo Senado.
É provável que a reunião vá além dos 30 minutos previstos. Ambos já se encontraram várias vezes nos dois mandatos de FH. No dia 19 de agosto, quando FH chamou os candidatos à Presidência para que assumissem o compromisso de manter o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Lula ficou, depois do encontro protocolar, mais 10 minutos a sós com FH.