| 28/10/2002 16h43min
O brasileiro Gustavo Kuerten foi eliminado logo na estréia no Masters Series de Paris (quadra de carpete coberta, premiação total de US$ 2,95 milhões), na França. Nesta segunda-feira, 28 de outubro, Guga perdeu para o checo Radek Stepanek de virada por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/7 (3/7). Na segunda rodada, Stepanek vai encarar o britânico Tim Henman, cabeça-de-chave número 6 do torneio. A partida deve ocorrer nesta quarta.
A disputa em Paris encerra a temporada regular de 2002 da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Depois de um ano atribulado em função de uma cirurgia no quadril, Guga agora tem pela frente apenas o Desafio Brasil x Argentina, em novembro, em São Paulo (SP). As férias do tenista número 1 do Brasil devem se estender até o início de 2003.
Vindo do qualifying (torneio classificatório à chave principal), Stepanek não ofereceu muita resistência a Guga no primeiro set. Acuado, o checo se limitava a se defender do jogo ofensivo do brasileiro, que acertou a mão e conseguiu vários pontos de graça com ótimos primeiros serviços. Já no terceiro game, Guga quebrou o saque de Stepanek e apenas administrou a vantagem para fechar a série em 6/4.
No set seguinte, Stepanek começou a virada. Correndo atrás de todas as bolas de Guga, o checo dificultou os ataques do brasileiro e passou a abrir espaço para arriscar jogadas mais ousadas – como deixadinhas perfeitas junto à rede. Stepanek chegou a machucar a mão no carpete da quadra em uma queda na tentativa de alcançar uma bola, mas isso não foi empecilho para o checo. Já Guga, mesmo trocando as lentes de contato que o estavam incomodando, se deixou abater pela persistência do adversário e seus próprios erros. Na primeira e única oportunidade que teve, o checo quebrou o saque de Guga e fechou o set em 6/3.
Na parcial decisiva, ambos os tenistas passaram a errar mais, salvando seus games de serviço com aces ou winners de primeiro saque. O equilíbrio foi até o tiebreak. No game de desempate, Stepanek soube aproveitar-se dos erros de Guga para chegar ao match point e, com um ace, assegurou a passagem à segunda rodada em Paris.