| 17/05/2007 15h16min
A partir deste sábado, treinadores e jogadores brasileiros de beisebol irão participar de um ciclo de clínicas e palestras sobre a modalidade, ministradas por técnicos da liga profissional norte-americana. O evento irá acontecer no centro de treinamentos de Ibiúna, no interior de São Paulo, e faz parte de um projeto da Federação Internacional de Beisebol, que pretende promover uma aproximação entre as principais ligas do mundo, como EUA e Japão, com os países em desenvolvimento no esporte, como o Brasil.
– Tratam-se de treinadores de altíssimo nível técnico, que trabalham com os times da Major League Baseball. Suas clínicas em campo e as palestras são ricas de experiência e profissionalismo – explica Renato Suenaga, técnico brasileiro que participou de um estágio de duas semanas na equipe de base do San Diego Padres em outubro.
Suenaga demonstrou otimismo quanto à vinda dos norte-americanos ao Brasil, embora reconheça o abismo que existente entre o beisebol dos dois países.
– Apesar das distintas realidades entre os Estados Unidos e o Brasil, muito do que se aprende durante a clínica é aplicável aos clubes brasileiros, desde as técnicas de treinamento até a parte de organização e de motivação fora de campo – garante.
A equipe que virá a Ibiúna contará com o técnico de arremessadores Elias Sosa, o preparador-físico Jim Gasso, o técnico de defensores internos Rafael Villamán, o técnico de rebatedores Jimmy Leffevre, o árbitro Vincent Scott e o gerente de organização Jorge Delgado. Eles irão acompanhar os treinamentos da seleção brasileira, que se prepara para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
– Espero que nossos jogadores possam sugar o máximo possível de conhecimento e experiência desses treinadores e que também se motivem mais nos treinos, já que agora é a última etapa do vestibular para o Pan – alerta Jorge Otsuka, presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbal.
GAZETA PRESS