| 27/10/2002 19h19min
O vereador de Chapecó Luiz Agne (PPB) foi preso neste domingo, dia 27, por transporte de eleitores. Ele foi flagrado por uma oficial de justiça e encaminhado para a delegacia da Polícia Federal (PF) de Chapecó, onde foi detido. De acordo com o delegado regional da Polícia Federal, Rogério Caetano Silva, o vereador foi detido por volta do meio-dia, no distrito de Marechal Bormann. No mesmo horário foi preso Jandir Pedroso, na localidade de Água Amarela, também por transporte de eleitores. Ele foi conduzido pela Polícia Militar até a Polícia Federal.
O delegado Caetano disse que ambos permaneceriam presos até que a justiça decidisse por um relaxamento de prisão ou habeas corpus. O juiz eleitoral Edir Silveira Beck, da 94ª Zona Eleitoral, disse que no caso dos presos não terem antecedentes criminais e não representarem riscos à sociedade, pode ser concedida a liberdade provisória perante uma fiança mínima de 20 salários mínimos.
A Polícia Militar conduziu 18 pessoas aos distritos policiais de Chapecó por ocorrências eleitorais como boca de urna e ingestão de bebidas alcoólicas. Em Capinzal, um homem e uma mulher foram presos por desacato à autoridade policial, com resistência a prisão e disparos de arma de fogo efetuado em direção aos policiais. Em Xaxim, duas pessoas foram detidas por transporte ilegal de eleitores e uma por ingerir bebida alcoólica em via pública. Em Arvoredo, foram três detenções.
No extremo oeste, foram detidas 28 pessoas, segundo dados do 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste. A maioria das ocorrências foi por ingestão de bebida alcoólica e transporte de eleitores. Em Iporã do Oeste, uma pessoa foi flagrada pela Polícia Rodoviária Estadual transportando eleitores e encaminhada a delegacia da Polícia Civil do município. Outras três pessoas foram presas por boca de urna em Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e São Bernardino. Em Palma Sola, oito pessoas foram presas por boca-de-urna. Foram detidas pessoas também em São Miguel do Oeste, Maravilha e Descanso.
As informações são do Diário Catarinense.
Confira a apuração dos votos no especial Eleições 2002.