| 26/10/2002 21h10min
A vitória no Gre-Nal colocou o Grêmio entre os oito clubes que integram a faixa de classificação do Brasileiro – com 30 pontos, o tricolor ocupa hoje a sétima colocação na tabela. Já a situação do Inter ficou complicada: caiu para a 17ª colocação, com 25 pontos, ficando próximo da zona de rebaixamento. As chances de classificação passam a ser remotas para o colorado.
Após a rodada deste sábado, 26 de outubro, a projeção para conseguir a classificação se manteve em 38 pontos. O time gaúcho deve, portanto, marcar mais oito em seis partidas que tem para disputar. Serão, a partir de agora, três jogos fora e três jogos no Olímpico. E, para afastar de vez o perigo do rebaixamento no Beira-Rio, o time precisa somar pelo menos mais quatro pontos nos seis jogos restantes.
Nesta quarta, a equipe comandada por Tite recebe em casa o Atlético-PR, 14º colocado, com 27 pontos. Depois a delegação vai a Belo Horizonte e Florianópolis, enfrentar o Cruzeiro e o Figueirense, respectivamente. No dia 9 de novembro, o Grêmio recebe o São Caetano no Olímpico. O adversário seguinte é o Paraná, no dia 14, em Curitiba. O tricolor encerra a primeira fase do Brasileirão jogando em casa, ao lado da torcida, contra o Atlético-MG no dia 17 de novembro.
O Inter enfrenta o Atlético-MG em Minas Gerais também nesta quarta. Em casa, o colorado só tem dois jogos restantes – contra o Coritiba e contra o Cruzeiro. Fora de casa o Inter vai enfrentar o São Caetano, Juventude e Paysandu, nesta ordem.