clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/10/2002 17h01min

Instituto Mapa divulga última pesquisa para o governo do Estado

A última pesquisa estimulada do Instituto Mapa, divulgada na noite de sexta-feira, dia 25, aponta que há um empate técnico entre os candidatos ao governo de Santa Catarina, Esperidião Amin (PPB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Considerados os votos válidos, Amin aparece com 50,6%, e Luiz Henrique, com 49,4%.

Em comparação ao último estudo, Amin apresentou uma queda de dois pontos percentuais, e detém, hoje, 46% da preferência eleitoral. Luiz Henrique, que aparecia com 45% das intenções de voto, manteve o índice. A diferença era de três pontos percentuais na estimulada anterior e caiu para um ponto. A diferença entre os votos válidos de cada um também é menor. Caiu de quatro pontos percentuais para 1,2 ponto.

O índice de rejeição dos concorrentes, que estava igual, em 32%, continua empatado, porém, caiu um ponto. O número de indecisos ou que votariam em branco somam 9%, podendo decidir a eleição.

A pesquisa, que ouviu 1,8 mil eleitores em 65 municípios catarinenses, mostra que o candidato Luiz Henrique é o preferido entre os que têm idade entre 16 a 24 anos e no grupo dos que têm 35 a 44 anos. Amin apresenta melhores resultados na faixa etária com idade entre 25 a 34 anos e 45 anos ou mais. O estudo aponta que Amin é o mais votado entre os eleitores que completaram ensino primário e entre os que têm ensino superior. Luiz Henrique é o preferido dos eleitores que têm primeiro e segundo grau.

A disputa à Presidência, segundo o instituto, já estaria definida no Estado, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na estimulada, Lula aparece com 58% das intenções de voto, e José Serra, com 32%. Na relação de votos válidos, a diferença entre os dois é de quase 30 pontos percentuais em favor de Lula.

Os números da pesquisa.

As informações são do Diário Catarinense.

Confira outras informações no especial Eleições 2002.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.