| 15/05/2007 21h12min
Ídolo da torcida, o volante Vampeta está perto de acertar seu retorno ao Corinthians. Nesta terça-feira, o clube anunciou que o jogador fará avaliações físicas e pode vir a acertar contrato para a disputa do Campeonato Brasileiro. Sem jogar desde meados do ano passado, quando defendia o Goiás, Vampeta também confirmou que passará por testes no Timão antes de assinar contrato.
– O Vampeta está há algum tempo parado, quase um ano, e passará por todos os cuidados físicos e por uma bateria de exames junto ao departamento médico. Depois disso, veremos sua condição para ser colocado à disposição da comissão técnica – esclareceu o gerente de futebol do Timão, Ilton José da Costa.
Além disso, o dirigente estimou o período de recuperação do atleta.
– O processo vai sendo aprimorado e vamos ver as respostas do atleta. Ele vai precisar vencer esta etapa para poder disputar um campeonato de alto rendimento como o Brasileiro. Pode ser que este período de treinamento dure de duas a três semanas, não sei. Somente depois disso é que faremos a concretização do contrato – explicou Ilton.
Campeão mundial de clubes pelo Corinthians em 2000, Vampeta também confirmou a posição do dirigente corintiano.
– Foi definido que eu vou treinar separado e em duas ou três semanas, se eu estiver legal, serei integrado. Como as primeiras rodadas do Brasileirão só acontecem aos finais de semana, acredito que na quinta ou sexta rodada posso começar a brigar por posição. Ainda não assinei nada, pois minha preocupação agora é me recuperar – explicou o volante.
O iminente retorno de Vampeta ao Parque São Jorge também parece ter sido aprovado pelo atual treinador do Corinthians, Paulo César Carpegiani. Segundo Ilton José da Costa, uma reunião entre diretoria, jogador e comissão técnica acertou o retorno do atleta.
– Sabemos que o Vampeta está motivado. Houve uma reunião com ele, Carpegiani e a direção, em que tivemos um efeito positivo para que se decidisse a sua volta – revelou.
– O Carpegiani está disposto e analisou toda a história positiva do jogador no clube – completou Ilton, lembrando das passagens vitoriosas do volante na equipe. O auge da carreira do baiano de Nazaré das Farinhas, aliás, foi alcançado com a camisa do Corinthians em 2000. Naquele ano, Vampeta fez parte do elenco que conquistou o Mundial de Clubes da Fifa para o Timão diante do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
Contratado em 1998 junto ao PSV (Holanda), o volante construiu uma carreira vitoriosa nos anos que esteve no Timão – ao todo, foram duas passagens: de 1998 a 2000 e de 2002 a 2003. Com a camisa alvinegra, conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro (1998 e 1999) e duas o Paulista (1999 e 2003), além de um Torneio Rio-São Paulo (2002) e uma Copa do Brasil (2002).
Além do título mundial de clubes em 2000, Vamp também foi campeão da Copa do Mundo de 2002 pela seleção brasileira. Com a amarelinha, aliás, Vampeta também faturou a Copa América de 1997. Por outro lado, a carreira internacional do volante, que inclui clubes como PSV (Holanda), Internazionale de Milão (Itália), Paris Saint-Germain (França) e Kuwait Sport Club (Kuwait), não é tão vitoriosa. No exterior, conquistou apenas a Copa da Holanda em 1997 e a Torneio Al-Khurafi em 2004.
No Brasil, o jogador ainda defendeu Vitória da Bahia, clube em que começou a carreira em 1990 e ficou por quatro anos, tendo retornado para uma passagem rápida em 2004; Fluminense (1995), Flamengo (2001), Brasiliense (2005) e Goiás (2006). Desde que deixou o clube goiano, que o contratou exclusivamente para a disputa de sua primeira Copa Libertadores na história, o volante não tem clube.
GAZETA PRESS