| 12/05/2007 18h06min
Um garoto de 17 anos conseguiu desbancar nadadores experientes neste sábado, dia 12. Allan do Carmo chegou dois segundo à frente de Marcelo Romanelli, 31, e faturou a Travessia dos Fortes, em Copacabana, garantindo classificação aos Jogos Pan-Americanos do Rio. O gaúcho Romanelli levou a segunda vaga.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) usou duas competições para selecionar os 40 atletas (20 homens e 20 mulheres) que disputariam as vagas ao Pan neste sábado. Destes, cinco atletas em cada categoria não compareceram, entre eles o gaúcho Guilherme Bier, pentacampeão brasileiro da modalidade. Ele sofre há algum tempo com contusões no ombro e abandonou o esporte.
Carmo fez o tempo de 2h06min00s e Romanelli, de 2h06m02. Outro gaúcho, Carlos Eduardo Pavão, foi o terceiro, com 2h06min03s. O pentacampeão da disputa, Luiz Lima, terminou em quarto e também ficou de fora do Pan.
Allan, que começou a nadar em clubes aos seis anos, sempre foi fundista. Fez a primeira maratona aos 10 anos e não parou mais. Foi o melhor atleta pan-americano nos 10 quilômetros do Mundial de Melbourne, com o 17º lugar. É campeão sul-americano juvenil e atual vice-campeão brasileiro absoluto.
Já Romanelli começou a se dedicar às maratonas há pouco mais de quatro anos.
– Agora é que estou começando a colher os frutos de um trabalho de longo prazo. Nunca tive muito destaque na natação, mas as maratonas proporcionam essa chance para atletas mais velhos – salientou Romanelli.
As maratonas aquáticas abrem os Jogos Pan-Americanos na manhã do dia 14 de julho. O Brasil é um dos favoritos, com grande chance subir ao pódio.