| hmin
Os brasileiros Guilherme Herdy, Renan Rocha e Rodrigo Dornelles salvaram o dia nesta sexta-feira, 25 de outubro, e mantiveram vivas as esperanças de uma vitória verde-amarela no Coca-Cola Surf, a décima etapa do World Championship Tour (WCT) – a divisão de elite do circuito mundial. Os competidores voltam ao mar às 7h deste sábado, 26, para as oitavas-de-final – a decisão está prevista para as 15h na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
A terceira fase começou com dois resultados ruins para os brasileiros. Peterson Rosa e Flávio Padaratz perderam para os australianos Beau Emerton e Nathan Hedge, respectivamente.
A história parecia que iria se repetir com o niteroiense Guilherme Herdy. Mas, a três minutos do fim da bateria, contra o norte-americano Shea Lopez, Herdy virou o resultado e venceu.
Os dois primeiros colocados no ranking do WCT 2002, Andy Irons e Luke Egan, superaram dois brasileiros, Léo Neves e Marcelo Nunes, e também avançaram para as oitavas-de-final. Maior esperança da torcida brasileira, Neco Padaratz caiu diante de Michael Campbell.
A segunda vitória brasileira na terceira fase também foi de virada. Renan Rocha perdia para Cory Lopez, mas contou com uma providencial ajuda da torcida que estava na praia para conseguir a classificação.
Na última bateria do dia, o gaúcho Rodrigo Dornelles eliminou o australiano Michael Lowe, terceiro do mundo, também garantindo presença nas oitavas.