| 08/05/2007 22h04min
O esgrimista João Souza inicia no próximo final de semana a briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O atleta do Grêmio Náutico União (GNU) participa do Grand Prix de Shangai, na China, primeira competição que vale pontos para as Olimpíadas. O atleta busca ficar entre os dois primeiros colocados das Américas no ranking mundial, o que automaticamente asseguraria a classificação.
Atualmente Souza é o 21º do mundo na categoria florete, o que no momento garantiria ele em Pequim, já que é o segundo das Américas, atrás apenas do canadense Joshua McGuire, nº 20. O adversário mais próximo é o norte-americano Andras Horanyi, nº 30 do mundo. Além do Grand Prix de Shangai, o esgrimista do União também vai participar na seqüência de competições no Japão, Egito, Canadá, Cuba e Venezuela. No final de junho, ele retorna ao país para em julho integrar a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Além da classificação pelo ranking mundial, o Brasil também pode ter um representante da esgrima na China pelo Pré-Olímpico, que será realizado em maio de 2008, em local ainda a ser definido. Para essa competição, cada país indica apenas um atleta. No caso brasileiro, a vaga será definida depois de uma prova seletiva. Os dois melhores colocados no Pré-Olímpico carimbam o passaporte para Pequim.