| 03/05/2007 09h41min
Um dia depois de deixar o Morumbi derrotado por 1 a 0, mas confiante na reversão do resultado na partida de volta das oitavas-de-final da Libertadores, marcada para quarta-feira que vem, o Grêmio celebra, nesta quinta, 26 anos de um triunfo muito especial, conquistado justamente em cima do rival paulista: o primeiro título brasileiro do clube.
Foi no dia 3 de maio de 1981 que a equipe comandada por Ênio Andrade, com estrelas como o goleiro Leão, o meia Paulo Isidoro, o ponta Tarciso e o centroavante Baltazar, com uma heróica vitória em pleno estádio do Morumbi, bateram o São Paulo por 1 a 0 e levaram o título do Brasileirão para Porto Alegre.
O São Paulo, comandado por Carlos Alberto Silva, tinha sete jogadores de seleção e era o grande favorito para a conquista do título. O Grêmio entrou no Morumbi e encarou mais de 95 mil pessoas com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo, no Olímpico, por 2 a 1.
Aos 19 minutos da segunda etapa, Paulo Roberto levantou a bola sobre a área adversária. Renato Sá, que havia entrado no lugar de Odair, ganhou de cabeça recuando a bola em direção ao atacante Baltazar, na entrada da área. O goleador gremista dominou a bola no peito e sem deixar cair concluiu de perna direita. O chute preciso encontrou o ângulo do goleiro Valdir Peres, que nada pôde fazer: 1 a 0 Grêmio e faixa de campeão no peito.
GAZETA PRESS