| 02/05/2007 16h
Vencedor da primeira etapa da Stock Car V8 em Interlagos, Ricardo Maurício (Medley) acredita que a presença de vários patrocinadores de peso e pilotos de alto nível é o melhor termômetro do crescimento da categoria nos últimos anos. Maurício destaca que uns 15 pilotos têm condições de brigar por vitórias nessa temporada.
– Temos vários novos talentos. Além disso, nunca se viu tanto apoio de grandes empresas numa série nacional – comentou o líder do campeonato. O número não é aleatório: essa é a quantidade de pilotos com pelo menos uma vitória entre os 50 que participaram da corrida de abertura em São Paulo.
O paulistano de 28 anos, que não subia ao degrau mais alto do pódio desde 2003, destacou a importância do resultado.
– Foi fantástico. Veio na melhor hora possível. O ótimo trabalho do Andreas e do pessoal da Medley foi fundamental. Estou numa ótima equipe – disse.
Para ele, essa retaguarda é indispensável para fazer frente às armadilhas da Stock Car.
– A maior dificuldade é também o maior prazer, pelo menos pra mim. É o desafio de acertar o carro. É chegar à próxima etapa, sem treino, e ir pra pista sem saber as regulagens corretas. Gosto de pilotar, mas também gosto muito de acertar o carro – comentou.
As novidades da temporada 2007 - os pneus nacionais e o nitro - já estão incorporadas à rotina da Stock Car. Segundo Maurício, outras mudanças são mais importantes no momento:
– O antidoping que está para estrear, confirmando o profissionalismo da categoria, e o ponto extra conferido ao vencedor de cada etapa, caso ele se classifique para os playoffs. Acho que esse bônus estimula os pilotos a buscarem sempre a vitória, ao invés de só tentarem classificar o carro para os play-offs – explicou.
Carreira
Maurício começou sua carreira aos 10 anos de idade, incentivado pelo pai.
– Ganhei um curso de kart do meu pai e logo me apaixonei pelo esporte. Rapidamente, estava participando de competições – contou.
Apesar de jovem, já tem muita experiência: passou pelas principais categorias de base, como Fórmula Ford (campeão brasileiro), Fórmula-3 (vice-campeão mundial) e Fórmula 3000 – que até 2004, foi a principal categoria de acesso à Fórmula-1. Neste fim de semana, Ricardo regressa ao autódromo onde estreou na Stock Car em 2004. Logo em sua primeira prova, ele subiu ao pódio com o 3º lugar na abertura da temporada e ainda estabeleceu a volta mais rápida.
Uma nova vitória poderia deixar o piloto virtualmente classificado para a fase decisiva com seis rodadas de antecipação. Afinal, o último a garantir presença entre os 10 no ano passado foi Guto Negrão, que somou 45 pontos em oito etapas. Maurício tem atualmente os 25 do primeiro lugar em Interlagos.