| 27/04/2007 10h41min
Os problemas ocorridos na partida entre Corinthians e Náutico, pela Copa do Brasil, podem resultar em perda de mando de campo do Timão na próxima edição do torneio. De acordo com o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Marcos Schmitt, o Timão pode receber sanções em função da invasão de campo de um torcedor.
– Em tese, se confirmado que o torcedor era do Corinthians, o clube pode ser denunciado no artigo 213 do Código de Justiça Desportiva, que prevê perda de mando de uma a dez partidas, além de multa – explicou.
O procurador, porém, tratou de descartar a possibilidade de o Timão perder o mando no Pacaembu em jogos do Campeonato Brasileiro, mesmo sendo as duas competições organizadas pela CBF.
– O clube só cumpre na mesma competição (Copa do Brasil). Pelo código, tem de ser em competição da mesma natureza. A Copa do Brasil tem partidas de ida e volta, diferente do Brasileiro. Imagine se fosse o contrário, com o clube recebendo uma punição no fim do Brasileiro. Se tivesse de cumprir por isso na Copa do Brasil, faria os dois jogos fora de casa, o que não poderia ocorrer, pois são diferentes (os campeonatos) – esclareceu Schmitt.
Questionado sobre as confusões que ocorreram em frente aos vestiários, com alguns torcedores tentando invadir o local, o procurador explicou que precisa analisar o caso.
– Temos de analisar o relatório do árbitro. Se for constatada falta de segurança, pode ser enquadrado no artigo 211 (multa e, em alguns casos, interdição do estádio) – comentou.
Apesar de explicar em tese o que pode ocorrer com o Timão, Paulo Schmitt prefere analisar a súmula do jogo e, se preciso, até mesmo um vídeo da partida para dar mais detalhes sobre as eventuais conseqüências do episódio. O Corinthians, por enquanto, não foi denunciado pelos fatos.
GAZETA PRESS