| 25/04/2007 15h35min
Seis atletas austríacos envolvidos em um escândalo de doping no ano passado durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim foram banidos do esporte. Os punidos são quatro esquiadores (Roland Diethart, Johannes Eder, Juergen Pinter e Martin Tauber) e dois participantes do biatlo (Wolfgang Perner e Wolfgang Rottman).
A informação foi confirmada pelo belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), após reunião realizada pela entidade em Pequim. Durante as Olimpíadas de Inverno, grande quantidade de seringas e substâncias proibidas foram encontradas na bagagem dos austríacos.
– As penas severas são baseadas porque o caso é apenas um simples consumo de substância proibida. Isso se trata de uma rede criminosa, em que estão incluídos atletas – disse o COI em nota oficial.
O escândalo também trouxe punição ao técnico da delegação austríaca, Walter Mayer, que já tinha escapado anteriormente de uma suspensão de oito anos por um caso de doping nos Jogos de Inverno de Salt Lake City, em 2002.
O caso é considerado inusitado na história dos Jogos Olímpicos. Pela primeira vez, o COI suspende atletas que apresentaram controle de doping negativo. Todos os seis austríacos foram submetidos a exames na competição.
GAZETA PRESS