| 20/04/2007 22h42min
A disputa dos 20 km masculino abrirá a competição às 13h45 deste sábado, dia 21, da Copa Pan-Americana de Marcha, na Avenida Atlântica, no Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. O destaque é a participação do campeão olímpico e recordista mundial, o equatoriano Jefferson Perez.
Perez diz que disputará a Copa em busca de um lugar no pódio. Modesto, ele não se coloca como favorito, condição que seus adversários naturalmente lhe concedem.
No total, estão inscritos 114 marchadores de 14 países das Américas. Eles disputarão cinco provas: as três distâncias clássicas - 20 km, 50 km e 20 km feminino - e duas juvenis - 10 km masculino e feminino. Os marchadores lutarão neste sábado e domingo, dias 21 e 22, por um lugar no Pan do Rio de Janeiro, em julho, ou pela qualificação ao Campeonato Mundial, em Osaka, em agosto.
– Pessoalmente, não vim atrás de tempo na prova, mas de um lugar no pódio – explicouo campeão olímpico de Atlanta 1996.
Tempo não é problema para ele. Recordista mundial com 1h17min21, marca conseguida com o título no Mundial de Paris em 23 de agosto de 2003, Perez tem como meta este ano o Campeonato Mundial de Osaka, para o qual já tem índice.
– Por isso não vou disputar os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Uma prova forte, como acho que será no Rio, causaria desgaste e não haveria tempo suficiente para recuperação – afirmou o marchador.
A mais recente prova de Jefferson Perez foi na China, em 24 de março, quando foi o sexto. Em Balneário Camboriú, ele aponta marchadores de Brasil, México e Colômbia como principais adversários, mas cita apenas um nome: Eder Sánchez, do México.
O brasileiro José Alessandro Bagio, campeão da Copa Brasil, marcou 1h25min30 no último dia 14, em Portugal, e lidera o Ranking nacional da temporada. As duas vagas serão do campeão do Troféu Brasil e do primeiro do Ranking em 24 de junho.
A competição deste fim de semana é a última para os brasileiros que buscam um lugar no Pan, nos 50 km. Isto porque o prazo para a qualificação terminará no domingo, dia 22. A CBAt convocará os dois primeiros do Ranking nacional do início de 2006 até este domingo.
Os dois primeiros são Mário José dos Santos Júnior, com 4h06min29, e Cláudio Richardson dos Santos,que tem 4h22min51. Além deles, também disputará a prova Wellington Luiz Souza,que este ano marcou 4h46min56.
Nos 20 km feminino, dois destaques são a mexicana Rosário Sáchez, campeã da Copa Pan-Americana em 2003, e a equatoriana Mirian Ramon, número 1 da América do Sul. As principais representantes brasileiras são Tânia Spindler, Cisiane Lopes e Alessandra Picagevicz, as três primeiras colocadas da Copa Brasil.