| 19/04/2007 16h02min
O Comitê Olímpico Internacional (COI) encerrou nesta quinta uma inspeção na cidade de Pequim, sede dos Jogos Olímpicos de 2008. Os organizadores chineses foram elogiados por fazerem “avanços consideráveis”, mas também foram criticados pela falta de projetos que visam melhor as condições atmosféricas na capital chinesa.
Pequim é considerada uma das cidades mais poluídas do mundo e, apesar de várias tentativas governamentais, uma neblina combinada com poluição ainda castiga a cidade.
– Isso é importantíssimo para os atletas. Nós requisitamos um projeto para conter essa situação já nos testes desse ano e de 2008 – declarou o presidente do COI, Hein Verbruggen.
As ruas congestionadas de Pequim também foram questionadas na avaliação do comitê.
– Esse tipo de trânsito nós teremos que contornar durante o período dos Jogos. Porém, temos bastante experiência nisso. Antes das Olimpíadas de Atenas tínhamos grandes preocupações, mas tudo deu certo – lembrou o dirigente.
No entanto, a impressão do COI foi positiva.
– Nós temos diversos projetos para várias situações. Mesmo assim, sem exceção, progressos consideráveis foram realizados – garantiu Verbruggen.
Pequim receberá o comitê internacional em outras duas oportunidades, antes da abertura dos Jogos, no dia 8 agosto de 2008.