| 18/04/2007 23h59min
Das tribunas do Estádio dos Aflitos, o técnico Paulo César Carpegiani viu o Náutico empatar por 2 a 2 com o Corinthians nos minutos finais da partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira. Com o interino José Augusto no banco, o Timão mostrou consistência defensiva no primeiro tempo, quando assegurou seus dois gols, com Magrão e Jean Carlos.
No entanto, na etapa complementar, com um a menos (Willian foi expulso), o Timão cedeu o resultado. Beto diminuiu a vantagem, e Sidny igualou a contagem no fim do duelo, em falha do goleiro Jean.
Contratado no fim de semana, Carpegiani manteve contato por rádio com o banco de reservas, mas nada pôde fazer. Já o Náutico, que sentiu o peso das ausências de Kuki e Felipe, mantém-se vivo para o duelo em São Paulo.
Corinthians e Náutico voltam a se enfrentar no dia 26, no Pacaembu, com os dois times em busca da vitória pela classificação. O Timão, por sua vez, tem a vantagem de passar de fase com empates por 0 a 0 ou 1 a 1. Já se o placar desta quarta se repetir, a decisão vai para os pênaltis. Em caso de igualdade por três ou mais tentos, o Timbu fica com a vaga. No duelo de volta, Carpegiani será o comandante do Timão.
Assim como já demonstrava sua formação, com Bruno Octávio, Marcelo Mattos e Magrão, o Timão começou a partida mostrando uma postura defensiva, enquanto o Náutico se arriscava mais no ataque. A primeira oportunidade do time pernambucano saiu em cobrança de falta, mas Acosta exagerou na força e Jean apenas observou.
Em nova descida do Timbu, o volante Elicarlos passou por um defensor dentro da área e depois se chocou com a zaga, e o árbitro mandou o jogo seguir. A primeira boa oportunidade do Corinthians saiu apenas aos 16 minutos. Willian tabelou com Arce e bateu forte. Gléguer defendeu, e o atacante boliviano não conseguiu aproveitar o rebote.
Mesmo demonstrando cautela para se lançar à frente, o Timão conseguiu abrir o placar, aos 20 minutos. Magrão bateu forte de longe e marcou um golaço. Foi o quarto gol do volante na Copa do Brasil. Com uma defesa bem postada, o time do interino José Augusto seguiu barrando as investidas do Náutico. Na meia-lua, Elicarlos limpou a defesa e bateu rasteiro, sem dificultar o trabalho de Jean.
Com dificuldades de criar jogadas pelo meio, o Timbu arriscou em bola alçada. Sidny cruzou da direita e Acosta ajeitou de cabeça para Jhon, que girou e chutou por cima do gol alvinegro. Mas o Corinthians ainda conseguiu abalar o Timbu ao ampliar a vantagem no fim da etapa, aos 41. Marcelo Mattos cobrou falta, a bola desviou na zaga e caiu nos pés de Jean Carlos, que bateu forte para marcar seu primeiro gol com a camisa do Timão.
Depois do tento, o Náutico não teve forças para reagir, e o árbitro apitou o término da etapa, que foi bastante faltosa, com os dois times juntos somando sete cartões amarelos. No intervalo, o técnico Paulo César Gusmão sacou Walker e Jhon para as entradas de Beto e Fábio Silva.
No primeiro lance da segunda etapa, Everton cruzou da esquerda e Jean Carlos finalizou por cima do travessão. O Náutico, por sua vez, respondeu com gol. Aos seis, Elicarlos lançou na esquerda para Cris, que cruzou para Beto estufar as redes. Instantes depois, o Timão ainda sofreu uma baixa com a expulsão de Willian, que levou o segundo cartão amarelo depois de segurar Deleu.
Com a vantagem numérica, PC Gusmão tirou o volante Wagner Rosa e colocou o meia Cristian em campo. Já José Augusto, que mantinha do banco contato por rádio com Paulo César Carpegiani e Cláudio Duarte, nas tribunas, sacou Arce e colocou Marcus Vinícius para recompor a defesa.
O atacante Wilson, por sua vez, substituiu Jean Carlos. Logo depois, Sidny cruzou da direita e Beto cabeceou, mas Jean fez excelente defesa. Com a vantagem no placar, o Corinthians tentou se fechar ainda mais para tentar levar o resultado para São Paulo. No entanto, Sidny garantiu o empate ao Náutico, aos 38 minutos. O lateral-direito bateu de longe, a bola quicou na área e Jean não conseguiu defender.
GAZETA PRESS