| 11/04/2007 17h25min
O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou nesta quarta da formatura de 5 mil guias cívicos e 440 brigadistas-socorristas que irão trabalhar durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. No evento, realizado no Maracanã, Lula quebrou o protocolo e relembrou sua infância para falar aos jovens presentes na cerimônia.
– Os jovens pobres só precisam de uma oportunidade de mostrar que são tão competentes quanto os de classe alta. E vocês deram uma prova clara disso. Eu também tive muitas dificuldades e segurei a chance que tive e hoje sou presidente. O Pan é apenas o início de tudo para vocês, depois começará o jogo da vida – lembra Lula.
Os guias cívicos foram selecionados em 116 comunidades carentes do Rio de Janeiro e têm idades entre 14 e 24 anos. Eles irão atuar como auxiliares na organização e fiscalização dos Jogos e foram capacitados com aulas de cidadania, ética, solidariedade, trânsito, turismo, inglês e espanhol. Os brigadistas-socorristas receberam noções de primeiros socorros e de combate a incêndio.
A cerimônia de formatura, no entanto, foi marcada por momentos de tensão. Enquanto as autoridades discursavam em um palco montado no Maracanã, um início de conflito entre guias cívicos de comunidades diferentes causou uma situação desconfortante durante a cerimônia. Mas a Guarda Militar conseguiu conter rapidamente o tumulto e a cerimônia seguiu sem sobressaltos.
Além de Lula, participaram da cerimônia o governador do Rio, Sérgio Cabral; o secretário estadual de Esportes, Eduardo Paes; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o secretário nacional de Segurança Pública, Luis Fernando Correia; e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos, Carlos Arthur Nuzzman. As autoridades também inauguraram o metrô que será utilizado durante o evento. Com informações do GloboEsporte.com.