| 13/10/2002 11h51min
O brasileiro Gustavo Kuerten ficou com o vice-campeonato no Torneio de Lyon (quadra de carpete coberta, premiação total de US$ 761 mil), na França. Neste domingo, dia 13 de outubro, Guga (foto) foi derrotado de virada na final pelo francês Paul-Henri Mathieu, que ficou com o título ao vencer por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 6/1.
Este foi o segundo título da carreira de Mathieu, e o segundo consecutivo. O francês, de apenas 20 anos, havia conquistado seu primeiro troféu como profissional na semana passada, no Torneio de Moscou, na Rússia. Nas semifinais em Lyon, Mathieu chegou a pensar em desistir da disputa devido ao imenso cansaço, mas permaneceu em quadra para bater o dinamarquês Kristian Pless, chegar à final e levantar a taça ao derrotar Guga – que acabou sendo traído pelo mesmo cansaço que quase derrubou o francês.
Tentando pela primeira vez vencer um torneio em quadras de carpete cobertas, as mais rápidas do circuito e as únicas em que o brasileiro ainda não conquistou um título, Guga começou a partida indo para cima de Mathieu. O tricampeão de Roland Garros conseguiu uma quebra de serviço no quinto game, abriu 4/2 e apenas administrou a vantagem para fechar a primeira série em 6/4.
Quando os dois tenistas voltaram à quadra para o segundo set, a história do jogo mudou totalmente. Perdido em quadra, cabisbaixo e cometendo erro atrás de erro, Guga teve seu serviço quebrado já no segundo game em 0-40. Com a força de uma barulhenta torcida, Mathieu cresceu em produtividade e confiança, vibrando a cada ponto e levando a decisão para o terceiro set ao vencer o segundo em 6/3.
Com os movimentos limitados em quadra, Guga chegou a pedir assistência ao fisioterapeuta da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para uma massagem na coxa direita. Não adiantou. Mathieu estava impossível, e quebrou o saque de Guga com uma devolução fantástica logo no primeiro game do set decisivo e fez exatamente o mesmo para conseguir mais uma quebra no quinto game, abrindo 4/1. Quando Guga sacava em 1/5, o francês colocou pressão e, no primeiro match point obtido, novamente conseguiu uma devolução espetacular para fechar o jogo em 6/1.
Esta foi a primeira final de Guga no carpete, mesma superfície em que será disputado o Masters Series de Madri a partir desta segunda, dia 14 de outubro. O torneio é o oitavo e penúltimo do ano válido pela série que reúne os nove maiores e mais importantes eventos da temporada depois dos quatro Grand Slams. Guga recebeu um wild card (convite da organização) para a chave principal, e terá pouco tempo de descanso até a estréia, que deve ocorrer na terça ou quarta-feira.
MARIANNE SCHOLZE