| 06/04/2007 20h11min
Em uma única partida, Caxias e Ulbra decidem a partir das 16h desta sábado, no Complexo Esportivo, em Canoas, quem será o adversário do Grêmio nas semifinais do Gauchão. O vencedor avança e o perdedor dá adeus ao Estadual. Se houver empate, a vaga será decidida nos pênaltis, sem necessidade de prorrogação.
Por ter melhor campanha na primeira fase, a Ulbra tem a vantagem de jogar em casa. O time de Canoas somou 31 pontos e terminou em segundo lugar na chave, atrás apenas do Juventude. A equipe de Caxias do Sul, por sua vez, ficou em terceiro no Grupo 2, com 24 pontos. Apesar disso, a Ulbra não quer ouvir falar em favoritismo.
– Pela tradição, o favoritismo fica com o Caxias – disse o gerente de futebol Paulo Henrique Marques.
O técnico Leandro Machado comandou o último treinamento na manhã desta sexta. O treinador terá a volta do centroavante Jaques, que estava suspenso e não atuou na vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz. Em compensação, o zagueiro Marcão com lesão muscular na coxa direita, é dúvida.
O treinador da Ulbra, no entanto, ainda não definiu o time e faz mistério. O meia Ricardinho, por exemplo, considerado um os jogadores mais perigosos do time canoense, treinou entre os reservas no coletivo desta sexta. Leandro Machado, no entanto, é um dos adeptos das estratégias de despiste em vésperas de jogos decisivos e não se pode descartar a titularidade de Ricardinho.
No lado do Caxias, a partida não vale apenas a classificação para as semifinais. O clube grená está de olho na vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro, competição que garantiria atividades no Centenário durante o segundo semestre e a possibilidade da nova gestão colocar em prática os projetos que tem na manga.
Por esse motivo, a mobilização para acompanhar o Caxias fora da Serra é grande. Na tarde de sexta-feira, 14 ônibus estavam lotados pelos torcedores rumo a Canoas. Uma romaria de kombis, vans, microônibus e carros particulares deve se unir à comitiva grená na estrada, que parte às 13h deste sábado do Centenário.
O técnico Édson Gaúcho terá três desfalques: os zagueiros Max e Naílton e o meia Zé Roberto, lesionados, estão fora. Mesmo assim, foram convocados a se unir ao grupo. Jonathas volta à lateral-esquerda, bem como Willian ao meio campo. Com a saída de Juninho, Oliveira passa a ser o quarto homem do setor. Na frente, Jajá e Lima formarão a dupla de ataque