| 05/04/2007 13h16min
O momento é de reflexão no Beira-Rio. Jogadores, direção e comissão técnica buscam avaliar os erros que levaram à desclassificação do Inter do Campeonato Gaúcho. Além de perder a vaga às semifinais para o Veranópolis, o time realizou a pior campanha de sua história no Estadual, terminando na sétima posição. Para o meia Fernandão, não adianta querer culpar o técnico Abel Braga. Segundo ele, todos são responsáveis pela atual situação do campeão do mundo:
– Os culpados somos nós todos, os culpados são os jogadores. O Abel escala, trabalha, por menos tempo de trabalho que ele tenha, que eu acho também quase impossível, por mais tempo que ele tenha aqui dentro do Inter, um ano e conhecer todos os jogadores, ele teve uma semana para trabalhar uma equipe. É difícil isso. Infelizmente no Brasil você não dá tanto valor a essa situação, dá maior valor ao resultado. Nós jogadores também temos que colocar a mão na consciência e saber que nós também estamos devendo – alertou.
– Não adianta nada a gente querer crucificar, como sempre se crucifica o treinador no momento de uma desclassificação como essa. Tem coisa pela frente e podemos reverter isso. Somente nós podemos reverter, não adianta a gente torcer para outra pessoa vir aqui e tentar mudar contra o Emelec e o Nacional – completou.
Entre os problemas da equipe, Fernandão apontou a falta de tempo para treinos. O jogador revelou que muitas vezes a reorganização do time ocorre apenas por meio de uma conversa:
– A questão de organização vem dentro disso, do tempo de trabalho que tem que ter para o treinador ajeitar a equipe. Muitas vezes não temos, muitas vezes isso é só no papo, porque o tempo que você tem é de recuperar o jogador para o próximo jogo. E às vezes esse recuperar o jogador para a próxima partida vai muito no papo, na conversa de querer colocar uma situação ou outra, que às vezes muitas circunstâncias acontecem que você tem que colocar dentro de campo para o jogador assimilar melhor – salientou.
Sobre a derrota, o capitão lembrou do Gauchão de 2006. Ele destacou que após perder o Estadual para o Grêmio no ano passado, o Colorado se recuperou na Libertadores e conquistou o título. Fernandão espera que a desclassificação de 2007 também sirva de estímulo para a equipe se recuperar.
Na tarde desta quinta, tem treino para os jogadores que não enfrentaram o Veranópolis. Os titulares se reapresentam aos trabalhos nesta sexta. Com dor na coxa esquerda, Rubens Cardoso deve estar à disposição contra o Emelec. Fernandão começou a correr na esteira e também poderá jogar. Wellington Monteiro é outro que deverá estar no grupo que viaja ao Equador.
RÁDIO GAÚCHA