| 01/04/2007 14h35min
A 30ª rodada do Campeonato Italiano não teve muitas novidades: a Inter confirmou sua condição de melhor time da competição. Jogando em casa, a equipe de Milão venceu o Parma por 2 a 0, neste domingo, e ampliou ainda mais sua vantagem na liderança da competição. Com a vitória, o time foi a 79 pontos na tabela. O brasileiro Adriano começou a partida como titular, no lugar do sueco Zlatan Ibrahimovic, suspenso.
Contra o Parma, penúltimo colocado e ameaçadíssimo pelo rebaixamento, os gols só saíram no segundo tempo, principalmente pela falta de pontaria dos atacantes. A Inter abriu o placar aos dez minutos da etapa final com o brasileiro Maxwell, que fez excelente jogada pela lateral e chutou cruzado.
O segundo também teve participação brasileira: aos 25, Adriano, que foi melhor hoje na hora de dar passes aos companheiros que nas finalizações, colocou a bola nos pés do argentino Hernán Crespo, que só teve o trabalho de colocar a bola no fundo das redes contra seu ex-clube.
Agora, após o empate deste sábado entre Roma e Milan e faltando nove rodadas para o fim, a Inter abre nada menos que 20 pontos de vantagem (79 a 59) e pode se dar ao luxo de perder seis jogos que ainda será campeã – algo que parece difícil, já que o time ainda não foi derrotado nesta temporada.
Em Bérgamo, a Fiorentina chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas permitiu o empate da Atalanta. O brasileiro Reginaldo e Pazzini, de pênalti, fizeram os do time de Florença, mas Loria e Doni, também cobrando penalidade máxima, deixaram tudo igual.
O resultado é péssimo para a Fiorentina, que ficou mais distante da luta pela quarta colocação – última de acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa. A equipe é sétima, com 38 pontos – dez atrás do Palermo, quarto.
Por sua vez, o Palermo tropeçou novamente. Ficou no 0 a 0 em sua visita ao Torino e tem agora apenas três pontos de vantagem em relação ao Empoli, que goleou o Ascoli em casa por 4 a 1 e mandou o Milan para a quinta colocação.
Na luta contra o rebaixamento, o Cagliari superou o Messina por 2 a 0, enquanto o Livorno goleou o Catania por 4 a 1. As vitórias permitem a ambos respirar na tabela.
A goleada do Livorno sobre o Catania, de virada, teve um destaque: o veterano atacante Cristiano Lucarelli, que fez três na partida e superou os 100 gols na elite do futebol italiano.
Completando a Rodada, Chievo e Sampdoria empataram 1 a 1 em Verona, com destaque para o gol de Quagliarella, da equipe visitante, que acertou um chute de mais de 40 metros, aproveitando que o goleiro estava adiantado.
Na partida que fecha a rodada, a Lazio pode ampliar sua vantagem em relação ao Palermo em quatro pontos, mas terá de superar a Udinese no Estádio Friuli.
AGÊNCIA EFE