| 31/03/2007 20h08min
Enquanto a maioria da torcida esperava uma goleada histórica no Beira-Rio, o Inter conseguiu apenas uma vitória magra por 1 a 0 contra o Gaúcho, neste sábado, pelo Campeonato Gaúcho. O único gol foi marcado por Iarley, ainda no primeiro tempo, sendo que o maior destaque da partida foi o goleiro Ezequiel, com grandes defesas.
Contra uma equipe já rebaixada e que chegou a cogitar não vir a Porto Alegre, o Inter entrou em campo pressionando o adversário desde o início. O treinador Abel Braga manteve o esquema 3-5-2, com Edinho, Ediglê e Hidalgo na zaga e Ceará e Jean como alas. Já o Gaúcho procurou manter-se no campo defensivo e tentar a sorte nos contra-ataques. Assim, o Colorado criou inúmeras chances de gol, principalmente pelos pés de Iarley e Alexandre Pato. Aos 12 minutos, Ceará cobrou lateral, Edinho errou o cabeceio e o jovem atacante bateu de voleio por cima do gol, perdendo boa oportunidade. Insistente, Pato imprimia jogadas em velocidade e dava muito trabalho para a defesa do clube do Interior. O atacante arriscou de fora da área duas vezes, com perigo, para boas defesas do Ezequiel. Com boa participação no jogo, Iarley também obrigou o arqueiro do Gaúcho a trabalhar inúmeras vezes.O Inter criava chances claras de gol, mas sempre esbarrava em Ezequiel. Entretanto, aos 33 minutos, Pato conseguiu se livrar de dois marcadores e fez uma assistência perfeita para Iarley, que só teve o trabalho de colocar a bola para as redes: 1 a 0.
No segundo tempo, Abel previu que a equipe enfrentaria problemas físicos:
– Eu tenho que trocar quatro jogadores, mas só posso substituir três vezes. Ceará, Pato, Hidalgo e Vargas estão desgastados.
O Colorado continuou em cima do adversário, mas só conseguiu bater em gol aos 17 minutos da etapa complementar com Christian, de fora da área. Abel resolveu mudar a equipe e colocou Michel, Pinga e Perdigão nas vagas de Ceará, Christian e Vargas, respectivamente.
Iarley, o melhor do Inter na partida, teve boas chances de fora na área, aos 22 e 22, mas a bola tirou tinta da trave nas duas oportunidades. Aos 30, Pinga bateu forte de longe, o goleiro espalmou e Michel pegou o rebote, para mais uma defesa incrível de Ezequiel.
O Gaúcho ainda teve uma chance clara de empatar a partida. Rondinha lançou Sertãozinho na cara do gol e o atacante acabou batendo para fora.
O desgaste físico ficou evidente no segundo tempo. Pato, por exemplo, caiu de rendimento e pouco produziu. No final da partida, o Inter ficou tocando bola, valorizando a posse, para esperar o apito final.
Com o resultado, o Colorado alcançou 25 pontos e reassumiu a terceira posição do Grupo 1. Agora, o Inter precisa vencer o Veranópolis na quarta-feira, fora de casa, para assegurar a classificação.
O próprio VEC, com 22, e o Novo Hamburgo, com 23, também têm chances de passar para a próxima fase. Na última rodada, o clube do Vale do Sinos pega o Glória, no Complexo Feevale.
Diego Guichard
diego.guichard@rbsonline.com.br