| 21/03/2007 18h55min
A seleção brasileira masculina de basquete ficou na chave dos Estados Unidos na Copa América deste ano, após sorteio realizado nesta quarta em Las Vegas, sede da competição. Também compõem o Grupo B Venezuela, Canadá e Ilhas Virgens. No A, ficaram Argentina, Panamá, México, Uruguai e Porto Rico.
A competição tem início no dia 22 de agosto. O campeão e o vice se classificam o para as Olimpíadas de Pequim.
O técnico brasileiro, Lula Ferreira, avalia que os Estados Unidos são os favoritos, como não poderia ser diferente. Ele ressaltou que, além de jogar em casa, a seleção americana terá jogadores da NBA. Mas o treinador também chama a atenção para o Canadá, que poderá contar com o armador Steve Nash, estrela do Phoenix Suns, e considera as Ilhas Virgens um “time perigoso”.
– Em um torneio de altíssimo nível como o Pré-Olímpico todos os adversários são de peso. Com a forma de disputa em que se leva os pontos para a segunda fase, pois toda derrota trará prejuízo. Temos que fazer a melhor campanha possível na etapa de classificação para chegarmos na hora do cruzamento com o maior número de pontos – disse o treinador.
Na primeira fase, as equipes jogam entre si dentro do grupo. Os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para um octogonal onde os grupos se enfrentam. Os quatro melhores pela soma da pontuação nas duas etapas vão às semifinais, com sistema de cruzamento olímpico. Quem não chegar à final, mas conseguir ficar entre os cinco melhores, terá a chance de disputar a classificação no Pré-olímpico Mundial, que será disputado entre 7 a 13 de julho de 2008 – um mês antes das Olimpíadas.
No último Campeonato Mundial, que também valeu vaga olímpica, o Brasil terminou na 17ª posição. Para agravar ainda mais a situação, Lula Ferreira ainda não sabe se poderá contar com os brasileiros que atuam na NBA.
GAZETA PRESS