| hmin
A quinta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Surfe Amador começou nesta segunda-feira, 6 de outubro, na Praia do Tombo, no Guarujá (SP), com ondas de meio metro de altura. São 150 atletas, de 10 estados, e, em pelo menos três categorias, os novos campeões brasileiros podem ser conhecidos nesta terça, 7.
Nesta segunda, ocorreram as disputas nas categorias Open, Júnior (até 18 anos) e Mirim (até 16 anos). Na Mirim, o grande favorito é o paulista Hizunomê Bettero, só ameaçado pelo catarinense Willian Cardoso, que precisa vencer em Guarujá e na última etapa, no Rio, para ficar com o título.
Hizunomê, por sua vez, pode entrar para história como o primeiro surfista a faturar três categorias, uma vez que tem boas chances de ganhar também na Open e Júnior.
A Open, por sinal, apresenta a disputa mais acirrada. Dos 12 surfistas que tinham chances, oito continuam na briga após o primeiro dia. Até então líder do ranking, o cearense Heitor Alves, radicado no Rio de Janeiro, perdeu logo na primeira fase.
Na Júnior, não houve surpresas nesta segunda. Todos os favoritos estrearam com vitória.
Assim como na Mirim, outras duas categorias podem ser decididas na Praia do Tombo. Na Iniciantes (até 14 anos), o catarinense Giancarlo Zampieri talvez nem precise entrar no mar para festejar a conquista. Basta que o pernambucano Bruno Rodrigues perca nas quartas-de-final.
Já na Longboard, Santa Catarina também pode comemorar antecipadamente, com Leandro Silva. Seu principal adversário é o paulista Paulo Kid, que compete em casa.