| 21/03/2007 16h10min
Ainda em fase de avaliação antes que a comissão técnica defina o grupo titular para os Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho, os judocas brasileiros enfrentam a Rússia no II Desafio Internacional da modalidade. A cidade de Vitória (ES) será a sede da competição, neste domingo.
Na abertura da programação, às 9h, enfrentam-se as seleções femininas principal e sub-23, em um trabalho que já tem os Jogos Olímpicos de Londres/2012 como foco. O Desafio começa às 10h15, com transmissão pela Globo.
– Esses confrontos continuam fazendo parte da avaliação para formação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos – lembra o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson.
Segundo ele, a disputa por uma vaga no time principal segue bastante acirrada em algumas categorias.
– Chamamos para o Desafio aqueles atletas que mais se destacaram na Europa, mas, em algumas categorias, como o meio-leve e o meio-médio masculino, a diferença foi milimétrica. Até maio, quando faremos a convocação final, nada está definido – afirmou Wilson.
No ano passado, a seleção brasileira fez treinamentos e disputou um Desafio contra os japoneses. Foi a primeira vez que a seleção nipônica participou de treinos na América do Sul. Agora, os judocas nacionais têm a oportunidade de mais um trabalho específico com outra escola tradicional da modalidade.
– Certamente este confronto com a Rússia vai ser importante para nós, já que é uma escola de judô que tradicionalmente nos traz dificuldade. No feminino, assistiremos a um interessante duelo de gerações, com a seleção atual e as atletas do futuro – completa Wilson.
Nesta sexta, a equipe russa, que treinou no Clube Pinheiros, em São Paulo, durante esta semana, segue para a capital do Espírito Santo. Vitória recebe ainda a Seletiva Sub-23, neste sábado. Os atletas selecionados serão os representantes brasileiros no Campeonato Sul-Americano deste ano, na Colômbia.
GAZETA PRESS