| 19/03/2007 11h08min
Dos 46 pousos e decolagens que estavam previstos nesta segunda, até as 10h30min, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, 10 registraram atrasos superiores a 30 minutos – cinco chegadas e cinco partidas. O índice é de 21,7% do total.
O maior atraso, segundo a Infraero, responsável pela infra-estrutura aeroportuária no Brasil, ocorreu em uma partida para Congonhas, em São Paulo, que deveria ter ocorrido às 7h, mas demorou cerca de três horas e vinte minutos. Ao todo, o Salgado Filho opera cerca de 140 vôos diários.
A situação no país é um pouco pior. Dos 543 vôos previstos entre a 0h e as 9h30min desta segunda, 154 sofreram atraso de uma hora ou mais, também conforme a Infraero – 28,4% do total dos pousos e decolagens. A confusão nos terminais é conseqüência de problemas ocorridos no fim de semana.
Ontem, a pista do aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, teve que ser fechada por causa do mau tempo. Além disso, houve
uma falha no sistema do centro de controle
aéreo de Brasília, o Cindacta-1. Muitos vôos sofreram atrasos e foram remarcados para esta segunda. Outras viagens foram canceladas.
No aeroporto de Brasília, todas as chegadas e partidas previstas para esta manhã, até as 10h30min, estavam com atrasos que variavam entre 30 minutos a duas horas.
No início da manhã, a Infraero havia informado que a situação deveria estar normalizada por volta das 14h desta segunda. Agora, o presidente do órgão, brigadeiro José Carlos Pereira, diz que a previsão é de que a operação seja regularizada depois das 15h.
Filas como as registradas ontem no aeroporto de Brasília (foto) voltaram a ser cena constante no país
Foto:
Fabio Pozzebom
/
ABr