| 06/10/2002 17h25min
O catarinense Neco Padaratz venceu a oitava etapa do World Championship Tour (WCT), o Quiksilver Pro, em Hossegor, na França. Neste domingo, 6 de outubro, o brasileiro bateu na final o atual líder do ranking WCT, o havaiano Andy Irons, na praia de La Nord, com ondas variando entre 1 e 1,5 metro.
Neco conseguiu a vitória faltando três minutos para o término da bateria, após tirar um 9.5. O brasileiro somou 23.85 pontos contra 23.25 do havaiano.
Na primeira semifinal, Andy Irons havia despachado o hexacampeão mundial Kelly Slater, enquanto Neco, pela outra semi, mandou para casa o australiano Luke Egan.
Mesmo com a derrota, Andy Irons segue na liderança do ranking, seguido por Luke Egan. Peterson Rosa, na 15ª posição, é o melhor brasileiro ranqueado. Neco pulou da 43ª colocação para a 31ª.
Esse foi o primeiro título do catarinense no circuito em 2002 e o segundo na carreira, após ter faturado o título em 2000, em
Huntington Beach, Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta
quarta, Neco parte para a nona etapa do WCT, o Billabong Pro, em Mundaka, na Espanha.
O niteroiense Guilherme Herdy, eliminado por Luke Egan nas oitavas-de-final, e ficou em nono lugar.
Entre as mulheres, o título do Roxy Pro – quinta etapa do WCT feminino – ficou com a australiana Layne Beachley, que venceu a peruana Sofia Mulanovich na final, assumindo a liderança do ranking.
A cearense Tita Tavares perdeu nas quartas-de-final para a havaiana Keala Kennelly e acabou em quinto. Tita agora ocupa o 12º lugar no ranking, enquanto a catarinense Jacqueline Silva, que encerrou o evento na nona colocação, é a sexta colocada.
A sexta e última etapa do WCT feminino será realizada em Honolua Bay, no Havai, entre os dias 8 e 20 de dezembro, com o Billabong Pro distribuindo US$ 60 mil em prêmios.