| 14/03/2007 14h41min
Com a vaga garantida nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e com índice para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos em Melbourne, que acontece neste mês, a nadadora Renata Burgos negou na última terça ter feito uso de esteróides anabolizantes.
– Jamais faria isso. É uma baita injustiça, mas a gente vai continuar lutando enquanto existir a esperança do recurso – disse a atleta, em entrevista à TV Globo.
O exame antidoping feito dias depois do melhor tempo da nadadora no Campeonato Brasileiro acusou a presença de Stanozolol, hormônio masculino sintético usado para aumentar a força e proibido no meio esportivo. A contra-prova também foi positiva.
O técnico de Renata, Marcelo Teixeira, alega que a substância encontrada na urina da nadadora de 25 anos veio de um suplemento alimentar ingerido por ela. Ele já enviou a um laboratório do Canadá uma amostra de suplemento na esperança de revogar a suspensão de dois anos determinada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
– A análise feita no suplemento comprova que ele contém os metabólicos encontrados na urina da Renata – afirmou o treinador.