| 14/03/2007 10h07min
Três homens armados assaltaram nesta manhã a agência do Banrisul no bairro Passo da Areia, na zona norte de Porto Alegre. Eles renderam funcionários, trancaram-nos no cofre e fugiram com dinheiro e armas dos vigias. A Brigada Militar faz buscas na região.
Segundo levantamento da Rádio Gaúcha, este é o 28º caso de assalto a banco neste ano no Estado, a maioria na Região Metropolitana. O sindicato dos bancários (SindBancários), no entanto, afirma que já ocorreram 38 ataques, sendo 15 na Capital e 23 no Interior.
Apenas como comparação, em São Paulo, onde há cerca de quatro vezes mais agências do que no Rio Grande do Sul, foram 35 roubos a bancos em 2007.
O assalto coincidiu com reunião, iniciada às 9h, entre membros da Secretaria de Segurança Pública e o Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Segurança Bancária. Os bancários cobram dos representantes dos bancos mais investimentos em segurança para prevenir assaltos e seqüestros e proteger a vida de trabalhadores e usuários. Dentre as medidas, destacam-se as portas giratórias com detectores de metais na entrada das agências, câmeras de vídeo com monitoramento à distância, fim da guarda da chave do cofre por bancários e vigilantes, vidros blindados nas fachadas, e coletes a prova de balas aos vigilantes.
RÁDIO GAÚCHA E CLICRBS