| 10/03/2007 13h40min
Pouco mais de quatro meses antes dos Jogos Pan-americanos, a Confederação Brasileira de Ciclismo definiu os critérios para escolha dos atletas que representarão o Brasil nas provas de pista, que distribuirão 10 medalhas de ouro na disputa. Ao todo, são 18 vagas para a competição, mas um mesmo ciclista pode disputar mais de uma prova.
De acordo com a entidade, a seletiva para sete provas (km contra-relógio, velocidade, keirin e velocidade por equipes masculina, além de 500m contra-relógio, velocidade e keirin feminina) terá duas etapas: a primeira entre 1º e 5 de abril no Velódromo de Curitiba e a segunda entre 30 de abril e 5 de maio no mesmo local.
Na primeira parte, os atletas masculinos terão que estabelecer, no mínimo, o índice de 11s950. Entre as mulheres, a marca é um pouco maior: 13s950. Na segunda etapa da disputa, os tempos ficam mais apertados: 11s399 para os homens e 13s399 para as mulheres.
Já os candidatos às provas de meio-fundo masculinas (perseguição individual, perseguição por equipes, corrida por pontos, scratch e madison) serão observadas em quatro competições: Clássica Nacional Campina Grande Sul, Volta do Rio, Volta Internacional de São Paulo e Volta Internacional do Paraná.
As mulheres da perseguição individual, corrida por pontos e scratch estão sendo observadas no GP Cidade de São Paulo e depois passarão por seletiva no Velódromo de Curitiba, precisando alcançar o índice de 3min59s para 3000m.
Segundo a CBC, caso haja mais atletas classificados que vagas, a escolha será feita baseada em critérios técnicos da comissão técnica.
GAZETA PRESS