| 07/03/2007 23h41min
O Grêmio venceu o 15 de Novembro por 2 a 0, nesta quarta, no Estádio Sady Schmidt, em Campo Bom, pela segunda rodada do returno do Gauchão de 2007. O placar foi construído na primeira etapa, quando a equipe de Mano Menezes apresentou um bom futebol, marcou dois gols e ainda teve a chance de ampliar o marcador. Ramon e Diego Souza foram os artilheiros da noite.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 28 pontos. O Tricolor mantém a diferença de 10 pontos para o vice-líder do Grupo 2, o Esportivo de Bento Gonçalves.
O Tricolor dominou a primeira etapa do jogo disputado no Sady Schmidt. A equipe de Mano Menezes soube aproveitar muito bem os espaços deixados pelo time de Campo Bom nas laterais do campo e abriu dois gols de vantagem com certa tranqüilidade. Mesmo assim, o 15 de Novembro chegou com perigo algumas vezes, principalmente com sua dupla de ataque, composta por Bebeto e Kempes.
Lucas e Diego Souza jogaram soltos nos primeiros 45 minutos. Com Nunes como cão de guarda da zaga gremista, os dois jogadores eram vistos com grande freqüência auxiliando o time no campo ofensivo.
Ramon atuou praticamente como ponta-esquerda, ajudando o lateral Lúcio nas jogadas por aquele setor. Mas no primeiro gol gremista, ele apareceu dentro da área para completar uma excelente jogada do Éverton, pela direita. O garoto driblou o marcador em velocidade e centrou para Ramon mandar para dentro, aos 26.
O segundo gol saiu três minutos mais tarde. A jogada começou pela esquerda, nos pés de Lúcio, passou pela direita, com Patrício, e chegou até Tcheco. O meia, que vinha sendo muito criticado pelas últimas atuações, levantou com perfeição na cabeça de Diego Souza. O volante saltou no meio da pequena área e escorou para dentro das redes de Márcio.
Diego Souza por muito pouco não marcou um gol histórico aos 31 minutos. Ele recebeu do outro lado de campo e viu Márcio adiantado. O chute foi perfeito, mas o goleiro voltou correndo e, com a ponta dos dedos, mandou para escanteio.
Na volta do intervalo, Mano Menezes revelou que estava satisfeito com o desempenho da equipe e também com o resultado. Mesmo que sua equipe tivesse rendido o suficiente para ter ampliado o placar na primeira etapa, o objetivo no segundo tempo era administrar o resultado. Pelo rendimento do time na parte final do duelo, este deve ter sido o tom da palestra do treinador durante o período de descanso dos atletas.
O jogo no segundo tempo foi frustrante para o público que lotou o Sady Schmidt. Com a vantagem no placar, o Grêmio parecia não querer mais nada com a partida. Já o 15, tentava de todas as formas, mas a deficiência técnica de seus atletas não permitia a reação da equipe.
Os times começaram a abusar das faltas no meio de campo e o segundo tempo acabou sem que nenhuma grande oportunidade aparecesse.
No próximo domingo, dia 11, o Grêmio pega o São Luiz, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Já o 15 de Novembro recebe o Caxias no Sady Schmidt. As duas partidas começam às 16h.
VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br