| 07/03/2007 21h23min
A paulista Maurren Higa Maggi registrou a segunda melhor marca do ano no salto triplo ao ar livre. Nesta quarta-feira, ela venceu a segunda edição do Festival de Velocidades e Saltos da Federação Paulista com um salto de 14,44m. Segundo o técnico Nélio Moura, o melhor salto do ano (14,61m) foi registrado no último final de semana por uma atleta cubana.
Pré-classificada para os Jogos Pan-americanos, em julho, Maurren é a atual recordista sul-americana da prova (14,53m) e esta é sua segunda melhor marca pessoal. A medalha de prata ficou com a também pré-classifica pan-americana Keila Costa, que saltou 14,43m, o melhor salto de sua carreira.
Tanto Maurren quanto Keila também alcançaram o índice A para participar do Campeonato Mundial, em Osaka, em agosto, e para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O desempenho das duas atletas surpreendeu até mesmo o treinador.
– Nem estavam programadas para saltar hoje. Elas que me pediram para entrar. Elas estavam treinando bastante e bem, mas não específico e confesso que me surpreenderam – admite o treinador, que esperava marcas próximas a 14,20m. Laurice Félix ficou com a medalha de bronze, saltando 13,95m.
As vagas pan-americanas serão definidas após o Troféu Brasil, em junho. Pelos critérios de convocação estabelecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) participam da competição os campeões do torneio e o primeiro colocado no ranking nacional.
Maurren e Keila devem voltar a competir apenas no final de abril, mas a competição ainda não está definida.
– Há chance de irem para a Martinica ou ao Senegal ou então vão competir aqui mesmo, preparando-se para o GP Brasil – explica Nélio.
Outros pré-classificados do Pan também competiram em São Paulo. Nos 110m com barreiras Matheus Inocêncio venceu com o tempo de 13s63. Anselmo Gomes ficou em segundo com 13s69. Nos 100m, Rafael Ribeiro marcou 10s54 e bateu o veterano Vicente Lenilson (10s51). Na versão feminina da prova, Lucimar Moura garantiu o ouro em 11s53.
GAZETA PRESS