| 02/03/2007 21h24min
A Comissão de Turismo e Desporto realizará uma série de audiências públicas para discutir a candidatura do Brasil para ser a sede da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é discutir as estratégias brasileiras com representantes do poder público, das entidades desportivas, dos atletas e dos jornalistas esportivos. As informações são da Agência Câmara.
O deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que solicitou as audiências, destacou que a Copa do Mundo é um evento de grande importância para o Brasil.
– Nesse sentido, é essencial que a Câmara acompanhe desde já a sua organização e o seu planejamento, ainda mais se houver a aplicação de recursos públicos, o que certamente ocorrerá – afirma.
Ele destaca ainda a necessidade de atenção para evitar os erros ocorridos na organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que serão realizados no Rio de Janeiro. O deputado ressalta que o Pan teve seus gastos multiplicados em dez vezes em relação ao valor inicialmente previsto, além de ter havido atraso na conclusão das obras.
Os primeiros convidados serão o ministro dos Esportes, Orlando Silva; e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. As datas das audiências serão agendadas posteriormente pela comissão.
Conforme as regras de rodízio da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Copa do Mundo de 2014 será realizada em um país da América do Sul. Até o momento, os únicos candidatos são Brasil e Colômbia.
As propostas do Brasil já estão sendo elaboradas por um comitê designado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).