| 21/02/2007 17h33min
Em sua estréia na Copa do Brasil 2007, o Figueirense venceu o Madureira por 3 a 2, no Rio de Janeiro. Com o resultado o alvinegro joga pelo empate e até por uma derrota por 1 a 0, ou 2 a 1 em Florianópolis, na próxima quarta-feira, dia 28 para passar à próxima rodada.
O jogo no Rio de Janeiro começou sob um forte calor, razão pela qual o ritmo foi cadenciado desde o início da partida. Como era pouca a movimentação das equipes, houve poucos lances de gol, porém, o Figueirense era mais perigoso em suas investidas pelo ataque do time carioca. Aos 15 minutos, mais acostumado ao clima, o Madureira impôs um ritmo mais forte na partida que deixou o figueira sem conseguir sair do seu campo de defesa.
Mas, aos 22 minutos, após cobrança de falta de André Santos pela esquerda, o atacante Ramon, de cabeça, abriu o placar para a equipe catarinense. A resposta da equipe carioca veio um minuto depois, em uma cobrança de escanteio, o goleiro Wilson saiu mal do gol e a bola sobrou para Marcelo empurrar a bola para dentro gol e empatar a partida. A partida continuava igual até que numa roubada de bola do lateral estreante Ruy entra na área e sofre pênalti, aos 42 minutos. Fernandes mostrando grande categoria cobra com perfeição deslocando o goleiro Éverton. O Figueira vai para o intervalo com a vantagem no jogo.
O calor amenizou um pouco no segundo tempo e o ritmo aumentou, o técnico do Madureira, Alfredo Sampaio, colocou em campo Valdir Papel e Maicon, dois titulares poupados para a semifinal da Taça Guanabara. A mudança logo surtiu efeito e a equipe do Rio dominava totalmente o furacão. As chances desperdiçadas pelo atacante Marcelo logo aos três minutos mostrou que Sampaio tinha mudado corretamente a equipe.
A melhor chance do time carioca foi aos 11 minutos, quando, após cobrança de escanteio, o zagueiro Edson empurra Marcelo e o árbitro marca pênalti para o Madureira. A estrela do goleiro Wilson brilhou. Na cobrança de Maicon o goleiro
alvinegro faz a defesa mas o
bandeira manda repetir a cobrança. Na segunda cobrança, novamente Maicon, o atacante cobra a meia altura no canto esquerdo de Wilson, mais uma vez o goleiro fez uma grande defesa impedindo o gol de empate.
Depois da grande atuação do goleiro alvinegro a equipe se reencontrou em campo e igualou o jogo. Em mais uma falta cobrada pela esquerda, aos 25 minutos, o lateral André Santos pôs a bola onde Ramon estava e o atacante marca o terceiro gol, abrindo dois de vantagem que eliminaria a partida de Florianópolis.
Quando a partida parecia definida, aos 46 minutos, depois de uma bobeira da zaga Vadir Papel diminuiu o placar para fazendo o segundo do Madureira, forçando a partida de volta.
Na próxima quarta, às 20h30min, o Figueirense recebe o Madureira no Estádio Orlando Scarpelli na partida de volta da Copa do Brasil. Antes, o time joga pelo Campeonato Estadual, no domingo, contra o líder Juventus, também na Capital, pelo encerramento do turno do Catarinense.
PAULO EVANGELISTA
paulo.evangelista@rbsonline.com.br