| 20/02/2007 16h12min
O governo dos Estados Unidos preferiu ignorar a proposta do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de fechar todas as suas instalações nucleares caso Washington e seus aliados façam o mesmo.
– Acham que é uma oferta séria? – perguntou em entrevista coletiva o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.
Em discurso, Ahmadinejad afirmou o Irã só estará disposto a suspender o enriquecimento de urânio quando os países ocidentais também fizerem isto.
– Por que as suas enormes fábricas de produção de combustível podem funcionar 24 horas por dia, enquanto nossas instalações tecnológicas recentemente fundadas devem ficar fechadas? – questionou.
Tony Snow retrucou afirmando que a posição de Washington neste caso também está muito clara.
– Entendemos que o Irã deseja ter poder nuclear civil e não temos nenhum problema com isto. No entanto, temos problema com um Irã que tenha capacidade de desenvolver armas nucleares. Esta é a oferta que mantemos – acrescentou.
Suas declarações foram dadas um dia antes de expirar o prazo de 60 dias que o Conselho de Segurança da ONU deu a Teerã em 23 de dezembro de 2006 para cumprir a resolução exige que o país suspenda imediatamente as atividades de enriquecimento de urânio. O Conselho de Segurança ameaça impor punições adicionais, que não são especificadas, caso o Irã não acate a resolução.
AGÊNCIA EFE